Mundo

Irã não descarta novos ataques contra os EUA

O ministro da Defesa do Irã, Amir Hatami, disse nesta quarta-feira (8) que Teerã (capital do Irã) não descarta novas ações contra Washington, “dependendo da resposta dos EUA” ao ataque com 22 mísseis balísticos lançados poucas horas atrás contra duas bases aéreas iraquianas que abrigam tropas americanas.

“A resposta iraniana será proporcional à dos EUA”, disse Hatami, que afirmou usar mísseis de curto alcance no ataque. “Espero que esta seja uma lição inesquecível para os EUA”, acrescentou o ministro durante comunicado na mídia local.

Por outro lado, o ministro da Defesa do país persa acusou o presidente do país americano, Donald Trump, de converter o governo dos EUA em um “governo terrorista”.

O que está acontecendo

A situação na região se tornou explosiva desde a última quinta-feira (2), quando um ataque aéreo lançado pelo Pentágono em Bagdá acabou com a vida de 12 pessoas, incluindo o general iraniano Qassem Soleimani e o líder do Kezib Hezbollah e das forças de mobilização, Abu Mahdi al Muhandis.

Na manhã desta quarta-feira, dia 8 (data de Brasília), o Irã atacou com dois mísseis balísticos duas bases aéreas iraquianas que abrigam tropas americanas, em resposta ao assassinato de Soleimani. A Guarda Revolucionária Iraniana indicou que a Operação Mártir Soleimani visava “a base das forças terroristas e invasoras dos EUA”.

https://www.youtube.com/watch?v=jws_2qFOP04

Versões contraditórias

Ele também ameaçou atacar os aliados de Washington na região, particularmente Kuwait, Bahrein, Arábia Saudita, Jordânia e Israel, caso os EUA tome alguma ação agressiva.

Vários meios de comunicação iranianos disseram que cerca de 80 pessoas teriam morrido após esses ataques, e que as equipes militares dos EUA foram “severamente danificadas”. Eles também indicaram que Teerã tem outros 100 alvos prontos, se Washington decidir tomar alguma ação retaliatória.

Após os ataques, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse: “Está tudo bem!”, ao anunciar que os danos causados ​​pelos ataques foram avaliados. “Temos o exército mais poderoso e mais bem equipado do mundo!”, afirmou o presidente dos EUA em sua conta no Twitter. Por seu lado, Alemanha, Dinamarca e Noruega alegaram que nenhum de seus soldados no Iraque foi morto ou ferido.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.