Rio Grande do Norte

Rede de alta velocidade conecta universidades na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para o desenvolvimento sustentável das sociedades. O documento também ressalta a necessidade de uma educação inclusiva, equitativa e estabelece o acesso a informação como um direito humano e que deve estar ao alcance de todos.

E para contribuir com esse desenvolvimento, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) firmaram acordo – em vigor desde o segundo trimestre deste ano -, para ampliar o acesso à banda larga em cidades de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A parceria acontece para ampliar a Rede Ipê – infraestrutura de internet dedicada à comunidade acadêmica brasileira -, por meio de cabos de fibras ópticas das linhas de transmissão elétrica da Chesf. O acordo terá duração de 20 anos e recebe investimentos do Programa Nordeste Conectado, mantido pelo Ministério da Educação (MEC), que já interliga instituições federais de educação e pesquisa da região à rede de alta velocidade da RNP.

“A presença da Chesf em todo o território nordestino nos permite conectar diversas instituições, no interior de cada estado da região. Assim, ampliamos nossa responsabilidade e compromisso de oferecer uma conexão de maior qualidade às instituições de ensino e pesquisa presentes no Nordeste brasileiro”, assegura Eduardo Grizendi, diretor de Engenharia e Operações da RNP.

ufrn
Reitoria da UFRN (Foto: Divulgação)

Uma das instituições beneficiadas será a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A rede contribuirá com os trabalhos de pesquisa nos laboratórios de Realidade Virtual, Física e Astronomia, por exemplo. Além disso, teses de mestrado, artigos científicos e outras pesquisas da instituição também serão beneficiadas com a ampliação da infraestrutura.

O vice-diretor do Instituto Internacional de Física da UFRN, Silvio Quezado, defende que o acesso à internet dentro do campus precisa estar facilitado para o bom andamento dos trabalhos de pesquisa. Ele conta que a estrutura do instituto conta com salas exclusivas para a realização de web conferências. “Temos a necessidade de uma conexão rápida e segura. Nos comunicamos com outras universidades no país e com instituições de ensino na Rússia, na Suécia, no Japão, na Índia e nos Estados Unidos, por exemplo”, relata.

O instituto está recuperando um laboratório de computação de alto desempenho, que precisa de internet de alta velocidade. “É um ambiente onde o fluxo de informação é muito grande e tende a aumentar. Portanto, ter uma rede capaz de suprir essa demanda é crucial”, acrescenta Quezado.

A fase inicial do acordo RNP-Chesf ainda prevê a entrega de mais cinco conexões de altíssima velocidade (100 Gb/s), até o final do mês de agosto. A primeira irá interligar Recife até Maceió; a segunda conectará a capital de Alagoas a Aracaju; e a terceira, a capital de Sergipe a Salvador. Por fim, Fortaleza estará interligada a Natal e diretamente a Salvador, nas últimas conexões desta fase.

Concluída essa etapa, 28 campi de instituições federais, distribuídos por 19 cidades no interior do Nordeste, serão beneficiados diretamente com velocidades a partir de 1 Gb/s. A expectativa é que a segunda fase da parceria comece a ser implementada até dezembro de 2019. Fortaleza (CE), Teresina (PI), Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Senhor do Bonfim (BA), Salvador (BA), e outras 77 cidades do interior nordestino serão beneficiadas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.