Natal

Caso Iasmim: após 56 dias, corpo é liberado para sepultamento em Natal

Quase dois meses depois que a polícia encontrou um corpo enterrado em uma casa no bairro da Redinha – zona Oeste de Natal, é que se chegou a um laudo conclusivo: trata-se do corpo da jovem Iasmim Lorena, de 12 anos. Desde as primeiras horas dessa terça-feira (19), Ingrid Araújo, mãe da menina, estava no Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep-RN) aguardando a liberação.

Por coincidência do destino, hoje é o aniversário de Ingrid, dia em que também vai sepultar sua filha mais velha, assassinada brutalmente. De acordo com o diretor do Itep, Marcos Brandão, a liberação será feita ainda nesta manhã e o corpo será encaminhado para o cemitério da Redinha, bairro onde a criança morava.

Laudo – Segundo Marcos Brandão, houve dificuldade na identificação da vítima por causa do estado em que o corpo foi encontrado, já em decomposição. Na primeira tentativa de exame de DNA foram usados tecidos da pele, mas o estudo não foi conclusivo. Na última tentativa, o perito do Itep, que fez o exame em parceria com um laboratório do Ceará, usou uma cartilagem do arco costal.

O crime

Iasmin foi vista com vida pela última vez por volta das 13h do dia 28 de março. De acordo com a família, a menina saiu de casa, na Rua José Acácio de Macedo, na comunidade da África, na Redinha, para entregar um dinheiro a uma vizinha a pedido da mãe. A mulher que receberia o dinheiro mora em uma rua próxima, e disse que a menina sequer chegou ao destino. A família então procurou a polícia e fez uma queixa do desaparecimento dela. Desde então, começaram as buscas por Iasmim.

O corpo de Iasmin foi encontrado por cães farejadores do canil do Batalhão de Choque da Polícia Militar na tarde da terça-feira 24 de abril, quase um mês depois do desaparecimento. Ele estava enterrado dentro de uma casa inacabada no bairro da Redinha, na Zona Norte da cidade. A rua é a José Acácio de Macedo, a mesma onde a menina morava.

Policiais civis e militares, e mais uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros, participaram das buscas. Familiares da menina também acompanharam o trabalho. Os investigadores chegaram ao imóvel após uma denúncia anônima.

Preso

Vizinho da família de Iasmin, o pedreiro Marcondes Gomes da Silva, de 45 anos, que trabalhava no imóvel onde o corpo foi encontrado, confessou o crime. Suspeito do desaparecimento da menina, ele foi preso no dia 26 de abril, dois dias após o corpo ser encontrado, em uma praia do município de Touros, no Litoral Norte potiguar.

Durante o frio relato no vídeo acima – de quase 7 minutos, o homem afirmou que agiu sozinho e que o crime aconteceu porque a adolescente não quis ter relações com ele.

O assassino confesso era vizinho da menina, que o conhecia desde muito pequena. No dia 28 de março, quando saiu de casa para entregar dinheiro que a mãe devia a uma amiga, Iasmin entrou na obra em que o pedreiro trabalhava para conversar. “Falamos sobre Medicina”, disse o homem em vídeo mostrado pela Polícia Civil. A adolescente sonhava em ser médica.

Perguntei se ela queria namorar comigo. Ela disse que não. Então usei um cabo de aço de bicicleta e matei ela”, disse sem mostrar nenhum remorso. No depoimento à Polícia Civil, ele negou que tenha estuprado a vítima.

O pedreiro também falou que após ter cometido o crime, abriu uma cova e enterrou a menina no imóvel.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.