Mundo Pet

Cuidados na hora de deixar seu pet sozinho em casa

Na vida agitada que levamos, em muitas situações, temos que deixar nossos animais de estimação sozinhos em casa. Essa solidão não faz nada bem para os bichinhos, que podem ficar muito ansiosos, ter comportamentos compulsivos – como destruir objetos e móveis, fazer suas necessidades fora dos locais indicados e latir em excesso – e até mesmo apresentar problemas de saúde.

Por que isso acontece?

Assim como nós seres humanos, os animais de estimação também sofrem com a solidão. Cães e gatos, por mais diferentes que sejam, sentem tristeza e estresse por ficarem sozinhos. Os problemas podem aparecer em diferentes níveis, variando de acordo com o tratamento que recebem cotidianamente.

Para amenizar a situação e fazer dos momentos em que os pets ficam sozinhos menos solitários, é possível arranjar formas de não deixá-los tão tristes.

Opções

Vamos listar algumas opções do que você pode fazer para distrair o seu animal de estimação mesmo que não esteja em casa. É muito importante ficar atento e adotar algumas dessas medidas para que seu cachorro ou gato não sofra com a solidão.

  • Criar atividades: uma das formas de fazer com que o tempo sozinho não seja tão triste para os bichinhos é arranjar formas de distração por meio de atividades durante o dia. Aqui, vale usar a criatividade: separar a ração em diversos potinhos e deixar em cantos diferentes da casa, brinquedos interativos, entre outros;
  • Usar objetos da casa: você pode deixar um rádio ou a televisão ligada para evitar que os sons da rua assustem o pet. Essa distração é importante e evita que o cachorro ou gato fique intranquilo;
  • Trabalhe com a familiaridade: se tem uma coisa que os animais de estimação sentem é o cheiro do seu dono. Por isso, para diminuir a sensação de solidão, que tal deixar roupas, objetos e panos que tenham seu cheiro para que eles possam sentir e não fiquem com a sensação de tristeza? Isso serve para acalmar os animais;
  • Brinquedos: brinquedos são formas mais divertidas de fazer com que os pets não sofram com a solidão durante o período em que seus donos ficam fora de casa. Existem muitas opções que você pode fazer e também comprar. Um pet shop online é uma ótima alternativa para comprar esses itens, pois apresenta boa variedade e valores em conta;
  • Fique junto o máximo possível: para que o cão ou gato não se sinta sozinho, é importante, sempre que puder, estar com ele o máximo de tempo possível. Faça passeios, ande pela rua com ele, brinque e leve-o a locais diferentes;
  • Sem despedidas longas: um dos erros que muitos donos cometem é passar vários minutos se despedindo do animal de estimação. Isso cria um laço com eles, e na hora que percebem que você não está mais lá, a tristeza pode ser profunda. Por isso, na hora de sair, despeça-se o mais rápido possível para evitar ansiedade e solidão no bichinho.

Em todos os casos, o importante é criar distrações para que seu pet não sofra por estar sozinho. Fazer com que ele brinque, movimente-se, sinta seu cheiro, entre outros, também é uma forma de deixá-lo mais cansado, levando a dormir no período em que o dono está fora. É possível combater essa solidão e afastar o sentimento de tristeza. Basta ser criativo e saber usar as alternativas que você tem à disposição.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.