Curiosidades

Mitos e curiosidades sobre os gatos

Conheça neste artigo vários mitos e curiosidades sobre os gatos. Porque se diz que os gatos têm 7 vidas? E porque a curiosidade matou o gato? Saiba o porquê de tudo isto e muito mais.

Os gatos têm 7 vidas?
Não existe uma verdade absoluta relativamente a esta lenda que dura até aos dias de hoje. Uns acreditam que este número está ligado à sua invejável agilidade e destreza, que lhes permite cair sempre de pé; outros acreditam que esta ideia surgiu na Idade Média, altura em que os gatos, as bruxas e os magos, eram vítimas da Inquisição.

Nesta época os gatos, principalmente os pretos, representavam a maldade, a má sorte, e apesar de todas as armadilhas que implementavam para os capturarem, a verdade é que o seu número não diminuía, porque havia muitos defensores que os alimentavam e escondiam secretamente.

Misticismo do número sete
Na numerologia o número sete é mágico, representa a união do mundo material com o espiritual. As pessoas orientadas pelo número sete são dotadas de grande intuição, perspicácia e, por norma, são desconfiadas, tendo alguma dificuldade de se adaptar a lugares novos.

Se analisarmos a personalidade de um gato podemos verificar algumas destas características, daí também este número poder ter surgido dessa associação de ideias.

Por outro lado, o número sete também tem uma grande carga espiritual: Deus descansou ao sétimo dia depois de criar o universo; sete também são os pecados capitais.

Outra curiosidade que podemos apontar é a seguinte: sete também são as notas musicais e o arco-íris também tem sete cores.

A curiosidade matou o gato
Este conhecido ditado popular também surgiu na Idade Média, na altura em que criavam armadilhas para os apanhar. Os gatos, curiosos por natureza, acabavam por cair nelas e morriam. Este ditado popular tem como objectivo chamar as pessoas à atenção para os riscos que podem correr quando estão expostas a situações de grande curiosidade.

Os gatos gostam de arranhar o sofá
É verdade. Os gatos arranham qualquer superfície rugosa que considerem que é boa para eliminar as unhas velhas e renovar as garras. Outra razão prende-se com a necessidade de marcar território, ou seja, ao deixar o seu odor naquele local sente-se mais atraído por ele. Por outro lado, ele pode ter esse comportamento apenas para se espreguiçar. A melhor opção é “educá-lo” a arranhar uma superfície que seja do seu agrado e dele também.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.