Política
Tendência

Lula critica governadores por dívidas e os chama de ‘ingratos’

A nova lei sobre a dívida dos estados, sancionada recentemente, visa estabelecer um novo marco regulatório para a relação financeira entre a União e os estados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “ingratos” os governadores que manifestaram críticas ao programa de regularização das dívidas estaduais, recentemente sancionado pelo governo federal. A declaração foi feita durante a cerimônia de sanção do projeto que regulamenta a reforma tributária, realizada no Palácio do Planalto.

Lula destacou que a aprovação da lei que trata das dívidas dos governadores é resultado de esforços conjuntos, agradecendo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o Ministério da Fazenda. “Nesta semana, nós já aprovamos a lei da dívida dos governadores, que é uma coisa que a gente deve, outra vez, ao Rodrigo Pacheco, presidente do Senado e ao Ministério da Fazenda, que foi uma coisa extraordinária”, afirmou o presidente.

Segundo Lula, alguns dos estados mais endividados, cujos governadores são de oposição, mostraram ingratidão ao criticarem a medida, que visa a renegociação das dívidas. “Os governadores, que são os cinco maiores, que devem mais, que são ingratos porque deveriam estar agradecendo ao governo federal e ao Congresso Nacional, alguns fizeram críticas, porque alguns não querem pagar. E a partir de agora, vão pagar”, pontuou o presidente.

Entre os governadores que se opuseram ao texto sancionado estão Romeu Zema (Novo-MG), Cláudio Castro (PL-RJ) e Eduardo Leite (PSDB-RS). As críticas geraram uma resposta pública do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), a Zema.

Lula também enfatizou que seu governo fez “o que tinha de fazer” em relação aos estados endividados, mas direcionou sua atenção aos entes federativos que mantêm suas contas em dia com o governo federal. “Mas a gente vai se preocupar com os outros estados que não devem. Porque é muito engraçado: os pobres pagam suas dívidas, os ricos não pagam”, completou Lula, fazendo uma analogia sobre o tratamento das dívidas.

A nova lei sobre a dívida dos estados, sancionada recentemente, visa estabelecer um novo marco regulatório para a relação financeira entre a União e os estados, com o objetivo de promover a estabilidade fiscal e garantir o equilíbrio das contas públicas em todo o país.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.