Educação
Tendência

Programa de alfabetização gratuito do Instituto Yduqs abre inscrições para 2025

O programa já atendeu mais de 2.000 pessoas na faixa etária entre 30 e 70 anos, combatendo o analfabetismo nas comunidades próximas aos campi da Estácio participantes.

O Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, está oferecendo o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2025. As aulas são totalmente gratuitas, incluindo todo o material didático necessário, e terão início em março. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de fevereiro, através do site oficial do instituto ou diretamente na unidade da Estácio em Natal.

Segundo Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, a iniciativa tem como objetivo expandir sua atuação, consolidando um legado de empatia e dignidade para centenas de alfabetizados.

Consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para centenas de alfabetizados. No primeiro semestre de 2025, expandimos nossa atuação inaugurando o programa em novas regiões, contribuindo ainda mais para uma sociedade com mais dignidade e equidade“, afirma Romano.

Estrutura do Programa

O programa possui uma metodologia própria, voltada para a alfabetização de jovens e adultos, dividida em dois módulos, cada um com duração de quatro meses. O módulo I visa capacitar os alunos a ler e escrever pequenos textos, com compreensão, e a resolver problemas matemáticos básicos.

Já o módulo II busca o aperfeiçoamento da leitura, interpretação crítica de textos e escrita, acolhendo também pessoas em situação de analfabetismo funcional. Os módulos são independentes e contam com a participação de monitores, que são alunos dos cursos de licenciatura da Estácio, além do corpo docente da instituição. As aulas, que ocorrem duas vezes por semana, com três horas de duração cada, priorizam a afetividade e a sensibilidade.

A cada conquista de um aluno alfabetizado, demonstramos que, apesar das dificuldades, a educação é a chave para uma vida melhor e mais independente para muitos brasileiros que só precisam da oportunidade certa. A cada semestre, queremos levar essa oportunidade para mais pessoas“, reforça Cláudia Romano.

A iniciativa conta com a participação de cerca de 70 profissionais, entre coordenadores, professores e monitores dos cursos de licenciatura da Estácio, e tem a atriz Malu Mader como madrinha. O programa já atendeu mais de 2.000 pessoas na faixa etária entre 30 e 70 anos, combatendo o analfabetismo nas comunidades próximas aos campi da Estácio participantes.

Analfabetismo no Brasil

Apesar dos avanços, o Brasil ainda enfrenta um cenário preocupante em relação ao analfabetismo. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o país possui 9,3 milhões de analfabetos, sendo que 8,3 milhões têm mais de 40 anos. O problema é mais acentuado nas regiões Norte e Nordeste, afetando principalmente mulheres negras, pardas e moradores de áreas rurais.

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos busca transformar a vida de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo regular. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa ajudar os indivíduos a exercerem sua cidadania.

Lançado em 2018, o programa utiliza uma metodologia própria, que já alfabetizou mais de 2.000 pessoas, e é oferecido gratuitamente em 18 campi localizados nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país. O programa está alinhado com os ODS de número 3, 4 e 10 da ONU.

Serviço

  • O quê: Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos
  • Informações e inscrições: Até 15 de fevereiro, através do site institutoyduqs.com.br/alfabetizacao ou na unidade da Estácio em Natal (Av. Almirante Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim, Natal)
  • Início das aulas gratuitas: Março de 2025

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.