O Governo do Estado do Rio Grande do Norte autorizou a empresa Trampolim da Vitória a iniciar uma fase de testes com ônibus elétricos em suas linhas intermunicipais. A iniciativa, que começou nesta terça-feira, 14, terá duração de aproximadamente um mês e conta com o apoio técnico do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-RN). O objetivo é coletar e analisar dados para avaliar a viabilidade da implantação desses veículos na região metropolitana.
Natécia Nunes, diretora de Obras e Operações do DER-RN, ressaltou a importância dos testes para a avaliação técnica e operacional, visando uma mobilidade mais limpa e a redução da emissão de gases poluentes. Segundo ela, “esses testes são importantes para avaliação técnica e operacional na região, para sabermos como se dá seu funcionamento. Isso tudo rumo à sustentabilidade, garantindo uma mobilidade mais limpa, com redução da emissão de gases poluentes”.
O ônibus elétrico, equipado com Wi-Fi gratuito, ar-condicionado, acessibilidade e entradas USB para carregamento de celulares, começou a circular inicialmente na Linha A, que liga Parnamirim a Natal. Contudo, o plano da empresa Trampolim da Vitória, conforme explica seu diretor Almir Buonora, é expandir os testes para todas as linhas da região, incluindo São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José e Pirangi.
Buonora também garantiu que a tarifa cobrada será a mesma dos ônibus convencionais, mantendo a gratuidade para idosos e pessoas com deficiência. O veículo elétrico funcionará como um carro extra, sem alterar os horários das linhas já existentes.
Buonora enfatiza que o período de testes visa identificar as dificuldades em diversas áreas, coletando informações cruciais para um estudo técnico detalhado. “A fase de testes ocorre para que possamos colher dados, saber as dificuldades de todas as áreas. Porque esse é um carro diferente, que tem algumas características diferentes. Então precisamos das informações para passar ao DER, para fazer um estudo técnico de viabilidade para que possamos saber se esse carro é adequado, ou se é um outro tipo de carro que é adequado”, explicou o diretor.
A previsão é que o ônibus circule até 15 ou 20 de fevereiro, com a apresentação do estudo técnico finalizada no final de março. Este estudo deverá abordar o consumo do veículo, a avaliação da população, a adequação da estrutura rodoviária e da infraestrutura de carregamento. “Será feita a apresentação dos resultados do consumo, da avaliação da população, e da estrutura rodoviária também, além da estrutura de carregamento. Porque a partir disso teremos as definições para o planejamento do transporte metropolitano. Nós estamos dando pontapé inicial numa mudança de conceito do transporte coletivo na região metropolitana.”, concluiu Buonora.
Inovação também na condução: Eduarda Lima se tornará a primeira mulher do Norte e Nordeste a dirigir um ônibus elétrico. Ela e outra motorista receberam treinamento específico para operar o veículo, que possui um assento pneumático com regulagem a ar, adaptando-se ao peso do condutor e protegendo a coluna lombar.
Sobre o ônibus elétrico
O modelo Ankai OE-8|Mini é equipado com motor Dana MD100F-E 100% Elétrico, com potência de 272CV e torque máximo de 255.1 kgfm. A bateria CATL LiFeP04 garante uma autonomia de 210 km a 350 km. O veículo possui 8,75m de comprimento, 20 assentos, suspensão a ar, ar-condicionado, tomadas USB e elevador tipo rampa, assegurando conforto, segurança e acessibilidade para passageiros e condutores.
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