Tecnologia

5 programas para comprimir vídeos para o YouTube

Uma boa compressão é capaz de reduzir o tamanho do arquivo sem danificar o conteúdo ou reduzir a qualidade

Além de ser a maior plataforma de exibição de vídeos do mundo, o YouTube é um dos sitesmais acessados em qualquer país, ocupando a segunda posição aqui no Brasil – perdendo apenas para o Google. O site possui uma variedade enorme de conteúdos disponíveis, que vão desde produções musicais até materiais de estudo, notícias e, claro, entretenimento.

Apesar dessa grande quantidade de usuários espectadores, outro número que aumenta a cada ano é o de criadores de conteúdo, principalmente após a popularização do vlog, termo em inglês que une os termos “vídeo” e “blog”, e dos influencers, personalidades que ganharam reconhecimento através da internet.

Outro motivo para esse aumento é a monetização por trás das publicações, ou seja, a possibilidade de ganhar dinheiro através dos vídeos. Você pode fazer isso desde que seu perfil, chamado de “canal”, atinja alguns marcos na plataforma e se torne popular, de certo modo.

Para isso, um dos fatores a se considerar é a qualidade do vídeo. No entanto, muitos criadores acabam abrindo mão de um vídeo em HD por conta da demora ao subir um arquivo no site – quanto maior a qualidade, mais demorado. Caso seu vídeo tenha mais de dez minutos, prepare-se para passar algumas horas esperando pelo carregamento total.

geracao de receita
Imagem de Samba Tech.

O que podemos fazer para evitar isso é comprimir os vídeos antes de postá-los. Idealmente, uma boa compressão é capaz de reduzir o tamanho do arquivo sem danificar o conteúdo ou reduzir a qualidade.

Mas embora seja esta a ideia, nem todos os softwares conseguem  manter a mesma qualidade dos vídeos originais. Por isso, a nossa equipe testou e analisou diversos programas, até chegarmos aos 5 melhores programas para comprimir vídeos para o YouTube. Sem mais delongas, vamos começar?

1.  Movavi Video Converter

O conversor de vídeo do Movavi é o nosso primeiro lugar hoje. Com ele, é possível não somente comprimir os vídeos, como também editá-los, adicionar legendas, melhorar a qualidade e convertê-los para qualquer outro formato, incluindo MP4, GIF, AVI, RAW, DVD, MKV, MP3 e muitos outros.

movavi
Imagem de Movavi.

Ele possui uma plataforma otimizada para funcionar em qualquer computador, além de ser extremamente intuitiva até para quem nunca teve contato com esse tipo de edição. Também é possível encontrar diversos tutoriais rápidos no próprio site do programa.

 Está disponível tanto em sua versão paga e completa, quanto na grátis experimental. Ainda que o software gratuito não deixe a desejar, se você procura se aprofundar na produção e upload de vídeos, vale a pena investir na licença do produto.

2.   Any Video Converter

Semelhante ao Movavi, o Any Video Converter é outro programa que está disponível tanto grátis quanto licenciado. Apesar de não ter uma interface tão plena e intuitiva quanto à opção anterior, também é uma boa pedida para comprimir seus vídeos sem perder a qualidade.

Embora essa prática não seja tão comum hoje em dia, o programa também disponibiliza uma função para gravar CDs e DVDs, e aquecer o coração de todas as pessoas da velha guarda que preferem colocar um bom e velho CD para tocar no carro, ou assistir a um filme no DVD da sala.

A versão gratuita do programa já contém tudo o que você precisa para converter vídeos ou gravar CDs. A versão paga, no entanto, conta com alguns extras divertidos, como, por exemplo, a opção de criar seu próprio menu personalizado em um DVD, e até gravar a tela do seu computador, seja para um tutorial ou para filmar alguma jogada.

3.   Handbrake

Apesar de não ser tão otimizado quanto seus outros dois concorrentes, o Handbrake é um software disponível de maneira inteiramente gratuita, para Windows, Mac e até mesmo Linux. Com sua aparência mais simples e um visual retrô, a nostalgia é garantida para qualquer pessoa que foi usuária da internet nos anos 2000.

Quem não está acostumado aos modelos de software antigos pode acabar tendo dificuldades em um primeiro momento, mas é fácil para desbravar e entender como funciona: por não ter muitos extras e outras ferramentas disponíveis, o lance dele é ir direto ao ponto.

Dessa maneira, já podemos imaginar que as únicas funções dele são, de fato, comprimir e converter vídeos para outros formatos, ou seja, se você também precisar realizar edições em seus vídeos, vai ser necessário baixar um segundo programa para isso. No entanto, se seu único intuito é comprimir o arquivo com um programa leve e que não ocupe muito espaço, essa é a pedida.

4.  Miro Video Converter

Seguindo a linha vintage de seu antecessor, o Miro Video Converter é um programa simples, mas nem tanto, que também está disponível apenas de forma gratuita para qualquer sistema operacional. Ele é mais focado na conversão de arquivos para formatos ou dispositivos móveis mais antigos. Além disso, também é possível ajustar a imagem do vídeo para a tela em que vai ser reproduzido, através de inúmeras predefinições disponíveis.

Por exemplo, se você quiser transmitir o seu vídeo em um Samsung Galaxy Note II, o programa irá ajustá-lo automaticamente para preencher toda a tela do dispositivo, sem cortar nenhuma parte da imagem ou danificar a qualidade do arquivo. Ele também oferece configurações próprias para Apple TV, Kindle Fire e PSP.

Assim como a opção anterior, ele deixa a desejar em funções adicionais, como por exemplo a edição dos vídeos. É um software simples com muitos recursos para usuários vintage, mas poucas opções para prosperar na atualidade. Contudo, assim como nosso terceiro lugar, se sua intenção é apenas comprimir ou converter um arquivo, é possível fazer bom uso dele.

5.   Apowersoft Online Video Compressor

Por último, temos o Apowersoft Online Video Compressor, que possui um ponto diferente de todos os outros programas apresentados até agora: como muitos outros softwares da companhia, não é necessário baixar nenhum arquivo. Você pode utilizá-lo de graça no próprio site!

É o mais básico da lista, com uma única função disponível apenas para comprimir o tamanho do arquivo sem alterar sua qualidade, e nada mais. Você também pode fazer o download da versão para desktop, mas ainda não é nada além de um programa simples para realizar a compressão do vídeo.

A Apowersoft também possui muitas outras ferramentas disponíveis online, então você pode combinar todas elas para fazer as edições que seu vídeo precisa. Apesar disso, na nossa opinião, continua sendo mais simples baixar apenas um programa que dê conta de todas as nossas necessidades.

apowersoft
Imagem de Redação.

Nossas opções variam desde os programas mais completos e atualizados, até os mais simples e e old school. Para descobrir qual o programa ideal para você, basta analisar seus objetivos e o que você mais precisa.

Se você busca apenas converter rapidamente um arquivo de vídeo, sem muito trabalho, as melhores opções são os programas mais simples com poucas funções – eles ocupam menos espaço no seu computador, e vão te entregar um resultado aceitável em poucos minutos.

Para a nossa equipe, o mais vantajoso é baixar um software mais completo que supra todas as necessidades de um produtor de vídeos. Dessa maneira, resolver imprevistos e realizar edições é muito mais fácil, e não te faz depender de inúmeros programas apenas para finalizar um vídeo.            

Seja qual for a sua intenção, temos certeza que o compressor de vídeo ideal para você está nesta lista. Baixe, experimente e nos diga o que você achou!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.