Variedades

Wegovy: injeção para tratamento da obesidade é aprovada pela Anvisa

Medicamento promoveu uma redução média de 17% do peso corporal nos pacientes

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o primeiro medicamento injetável de uso semanal para sobrepeso e obesidade, o Wegovy (semaglutida 2,4mg). A injeção, que deve ser aplicada semanalmente, promoveu uma redução média de 17% do peso corporal nos pacientes, segundo estudo.

O princípio ativo da injeção é a semaglutida. Ela é uma substância semelhante ao hormônio GLP-1, que produzimos naturalmente no intestino e que indica para o sistema nervoso a sensação de saciedade. O médico endocrinologista Pedro Leão conta que a substância gera uma série de efeitos que auxiliam no emagrecimento.

De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de São Paulo, Ricardo Barroso, a notícia é vista como positiva no meio endocrinológico.

A medicação já é comercializada em locais como Estados Unidos e Japão com excelentes resultados”, disse.

Segundo o endocrinologista, o medicamento é o mais eficaz entre todos os disponíveis contra a obesidade. Ele explicou que o Wegovy tem ação em “hormônios gastrointestinais e simula o efeito de cirurgia bariátrica”.

Este tipo de procedimento faz com que a pessoa fisicamente coma menos, mas também há alterações hormonais e “o remédio simula isso.”

O resultado chega próximo a algumas cirurgias, chega-se a 17% de peso perdido”.

A semaglutida, conforme afirma Barroso, é um hormônio semelhante ao GLP1, que é produzido quando comemos. “Ele sinaliza para o cérebro que chegou comida o suficiente e traz sensação de saciedade, o estômago sente que já deu”.

Com essa medicação, então, “sinaliza isso para o cérebro antes de comer a quantidade que você estava habituado”. O médico reforçou ainda que a injeção tem “perfil de segurança cardiovascular e neurológico muito bons”.

Ao mesmo tempo, porém, ele afirma que o remédio não faz mágica, no sentido de que não há como acelerar o metabolismo e manter o alto gasto calórico para perda de peso.

Por isso é importante acompanhamento com nutricionistas e profissionais de educação física, já que o combate à obesidade é multifatorial”.

Sem data para comercialização

Apesar de positiva, a aprovação soma menos do que poderia, visto que o medicamento é caro e provavelmente demorará a chegar a maior parte da população, principalmente para aqueles que dependem do SUS.

Sobre a comercialização, a farmacêutica Novo Nordisk disse que ainda não há uma data definida para que a semaglutida chegue ao mercado brasileiro.

Redução média de 17% do peso corporal

A aprovação da Anvisa foi baseada nos resultados do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity). Nele, os pacientes que utilizaram o Wegovy conseguiram uma perda de peso corporal média de 17% em 68 semanas, contra 2,4% do grupo placebo.

Além disso, um em cada três pacientes perdeu 20% do seu peso corporal e 83,5% dos pacientes alcançaram uma redução de 5% ou mais com a utilização do medicamento contra 31,1% do grupo placebo.

Tudo isso traz uma perspectiva muito interessante para o tratamento da obesidade no Brasil”, afirma o presidente da SBEM.

O Atlas Mundial da Obesidade estimou que a doença deve atingir quase 30% da população adulta do Brasil em 2030. O Brasil está entre os países com maiores índices de obesidade no mundo. Segundo a federação, estamos entre os 11 países onde vivem a metade das mulheres com obesidade e entre os nove que abrigam metade dos homens com obesidade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.