Variedades

Resolução autoriza INSS elevar os juros do crédito consignado

Sai resolução que autoriza INSS a elevar os juros do crédito consignado para 2,14% ao mês

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (dia 8) a Resolução 1.345, do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que recomenda o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) elevar o teto dos juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do órgão.

Com isso, o percentual máximo vai subir de 1,80% para 2,14% ao mês nas transações comuns. No caso das operações realizadas por meio de cartão de crédito, o percentual máximo vai de 2,14% para 3,06% ao mês. Ou seja: o que era, ficou pior!

A partir disso, a Dataprev — empresa de processamento de dados da Previdência Social — deverá adequar os sistemas para a adoção dos novos patamares de juros, a fim de que as instituições financeiras também possam cobrar as novas taxas.

Culpa da Febraban

O reajuste nas taxas máximas foi um pedido da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), segundo a qual a alta dos juros era necessária para que a oferta de crédito nesta modalidade continuasse sendo feita a aposentados e pensionistas do INSS.

De acordo com o CNPS, porém, o que motivou o reajuste foi o aumento da taxa básica de juros (Selic) — que baliza as demais taxas do mercado — e a elevação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos últimos meses (a inflação oficial que corrige os benefícios previdenciários).

Embora seja atrativo pelos juros mais em conta, o volume de crédito consignado caiu de R$ 9,37 bilhões, em abril deste ano, para R$ 7,18 bilhões, em outubro, segundo dados do Banco Central (BC). Além disso, acrescenta a Febraban, 1,6 milhão de aposentados ficaram sem o crédito consignado entre junho a outubro de 2021.

Hoje, um empréstimo não consignado vai de 1,71% ao mês no Banco Safra a 20,14% ao mês na Crefisa (um dos piores bancos para se pegar crédito). Nos principais bancos privados, a taxa mensal está em 2,22%; na Caixa Econômica Federal 3,78%; no Banco do Brasil, 5,28%; no Santander, 4,15%; no Itaú Unibanco, e 7,38% no Bradesco, conforme tabela apresentada pelo Banco Central.

A resolução do CNPS institui ainda um grupo de trabalho no conselho para a criação de Programa Permanente de Cidadania Financeira e Previdenciária, “a ser financiado com recursos das instituições financeiras que operam com empréstimos consignados“, para discutir iniciativas para ampliar a transparência, a concorrência e a redução de custos dos consignados.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.