A intensa tempestade solar atinge a Terra desde a manhã de terça-feira (17). O evento representa uma ameaça potencial para os sistemas de comunicação por satélite e redes de distribuição de energia, informou o Centro de Previsão do Clima Espacial da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
Até o momento, a tempestade solar que atingiu a Terra não causou interrupções nas comunicações, embora especialistas da NOAA advertem que ainda poderá ter alguns efeitos temporários em sistemas de geolocalização e outros serviços associados com os satélites.
De acordo com a NOAA, as duas ondas de choque de plasma magnético gerado pelo sol veio ao nosso paneta 15 horas antes do previsto. A tempestade foi classificada como categoria 4, dentro do intervalo de 5 a que esses fenômenos são medidos, segundo a BBC. A erupção solar que produziu o surto ocorreu na sexta-feira, 13 de março: é uma erupção da classe X, ou seja, a primeira divisão, que também foi apontada diretamente para a Terra e o primeiro de seu tipo em 2015.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.