(ANSA) – Um mês depois de ter rompido a comunicação com Philae, a sonda europeia Rosetta reencontrou seu famoso robô e conseguiu fotografá-lo em uma fenda do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
O equipamento foi registrado pela Osiris, a câmera de alta resolução da Rosetta, em um momento em que se achava que o Philae jamais seria visto novamente. “Essa importante descoberta chega no fim de uma longa e acurada pesquisa. Estávamos começando a pensar que Philae tinha se perdido para sempre”, declarou o gerente da missão, Patrick Martin.
No último mês de julho, a sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) havia cortado sua comunicação com o robô, após ter passado mais de um ano sem receber sinais. Em novembro de 2014, o Philae havia se tornado o primeiro equipamento a pousar em um cometa, em uma manobra sem precedentes na história da exploração espacial.
O reencontro visual entre Rosetta e Philae ajuda a entender por que o robô parou de emitir sinais. Escondido em uma fenda, ele não recebe a iluminação solar necessária para recarregar suas baterias. “Estamos muito felizes por finalmente termos fotografado Philae e por vê-lo em detalhes”, declarou a italiana Cecilia Tubiana, que faz parte da equipe da câmera Osiris.
Com o fim das buscas, a sonda se juntará ao robô na superfície do cometa no próximo dia 30 de setembro e desligará seus instrumentos em definitivo, mas não antes de enviar imagens inéditas do astro.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.