Variedades

Saiba quem é o profissional por trás dos Eventos Culturais

Eventos, festas, shows e tudo relacionado a cultura são especialidades dos Produtores Culturais. Esse profissional é responsável por todas as etapas de produção das manifestações culturais. Seu trabalho se inicia no planejamento do projeto, passa pela captação de todos os recursos necessários até a execução final do espetáculo.

É o produtor cultural quem faz a ponte entre os setores de criações artísticas e de gestão dos projetos culturais. A depender do perfil ou da necessidade do evento ou do cliente, esse profissional se envolve em questões operacionais e no desenvolvimento gerencial de todas as atividades solicitadas.

Desenvolve ações em centros culturais e participa de programas de preservação do patrimônio histórico ao trabalhar com instituições privadas e analisa pedidos de patrocínios, sendo responsável pela distribuição do orçamento destinado para eventos, ao trabalhar em empresas privadas.

Marcos Damasio é produtor cultural e se interessou pela profissão através de uma conversa com a equipe técnica que trabalhava em uma formatura, no ano de 2013. “Tudo isso começou quando me envolvi nos bastidores das formaturas”, conta.

Trabalhando neste ramo desde então, Damasio sempre gostou de inovar. Participando de bastidores e observando a movimentação, novas ideias foram surgindo para abrilhantar ainda mais esse momento tão especial para os formandos. “O desafio era trazer outro conceito de formatura. Com isso, surgiu o palco duplo, as luzes direcionadas, o Projeto Árvore, estúdio temático”, lista Damasio, sempre empolgado ao falar do seu trabalho. 

Mas nem tudo são flores. As dificuldades enfrentadas pelo produtor cultural são inúmeras. É preciso estar em sintonia com a equipe, preparar um plano logístico para que o evento seja executado da melhor forma possível, alinhar expectativas com o cliente, explicas as etapas do evento para que tudo seja realizado em perfeita harmonia, beneficiando todos os envolvidos.

“Tudo começa com pequenas conversas, que me ajudam a identificar o que podemos construir juntos. Depois, vem a construção do projeto da festa. Este é um processo muito minucioso que requer a análise do que realmente irá atender as necessidades. Por fim, vem o orçamento, tendo como inspiração os desejos do cliente para montar um projeto diferenciado e fazer como que o evento seja singular e exclusivo”, diz Damasio ao explicar como na sua concepção o trabalho deve ser realizado.

E você, tem o sonho de atuar como Produtor Cultural? O Educa Mais Brasil pode te ajudar a ingressar nesta graduação. O Educa Mais é o maior programa de inclusão educacional do país que oferece bolsas de estudo com descontos de até 70%. Acesse o site e pesquise o melhor curso para sua realidade. A inscrição é gratuita.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.