Variedades

Saiba qual aplicativo das principais emissoras de TV aberta é o melhor

Os aplicativos são uma alternativa para curtir seu programa preferido a qualquer hora e lugar. Não é à toa que cada vez mais pessoas estão aderindo aos apps, onde é possível desfrutar da comodidade da programação no horário mais conveniente acompanhando não só notícias como também novelas, séries ou reportagens especiais.  Por isso, a PROTESTE, Associação dos Consumidores, testou as ferramentas das principais emissoras de TV aberta, para mostrar as vantagens e desvantagens do serviço.

Para o estudo, a Associação selecionou os aplicativos Globo Play, Record TV, SBT e Band, e avaliou sete itens: informações; conteúdo premium; funcionalidade e usabilidade; segurança; estabilidade do app; site; e qualidade de imagem e de som.

Vídeos

Os apps para Android tem vídeos contendo informações relevantes, o que facilita o entendimento do usuário. Já os para o sistema iOS não oferecem o recurso – e o usuário precisa ler as descrições na tela.

No quesito sonoridade dos vídeos, todos foram considerados de boa qualidade, com exceção do app da Band, que trava durante a exibição do vídeo (independentemente do sistema) e acaba afetando o sincronismo do som com a imagem. No Record TV, o som fica levemente abafado, e no Globo Play, o som é muito alto.

Imagem

Como a tela da maioria dos smartphones tem boa resolução e tela pequena se comparado a um monitor e uma televisão, os Apps não precisam se esforçar muito para oferecer boas imagens, mesmo assim, o Globo Play apresenta uma queda de qualidade de imagem ao iniciar o vídeo, recuperando a imagem segundos depois. Apesar da pequena falha, não observamos problema de arrasto (sensação de fantasma), o qual a PROTESTE constatou nos outros Apps testados. A cor, o brilho e a nitidez do Globo Play também são ligeiramente melhores que os dos concorrentes.

Embora, no geral, as imagens tenham boa qualidade, as barras de informações podem atrapalhar um pouco. É o caso do Globo Play e do SBT, que deixam à mostra os dados da operadora, a bateria e o relógio, no sistema iOS. Todos os apps, no Android, ficam com os botões virtuais aparentes.

Estabilidade

O resultado do quesito não é muito animador. O aplicativo da Band foi o que apresentou mais problemas, fechando diversas vezes. Durante o teste, o Record TV também fechou algumas vezes, e ao clicar em “funções”, os carregamentos são tão demorados que é preciso paciência.

No SBT, não foram identificados problemas na versão Android, mas no iOS há bastante lentidão. O Globo Play não apresenta instabilidade no Android, porém, ao abri-lo pela primeira vez no iOS, há uma demora no botão “próximo”, no item “explicação”, e no meio do processo o app.

Conteúdo pago

Os problemas apresentados, no entanto, não impedem que alguns apps funcionem como Premium, cuja parte do serviço é gratuita e outra, cobrada. É o caso do Globo Play (R$ 14,90, mensais) e do aplicativo da Record (R$ 10,20, mensais). O preço, claro, garante conteúdos exclusivos. Por exemplo, o primeiro libera alguns programas antes da estreia na TV. No segundo, os assinantes podem ver produções antigas no YouTube.

GetFileAttachment?id=AQMkADAwATYwMAItOWRiMC02MmQ4LTAwAi0wMAoARgAAA8bn3b6aNR1NpPjVJ6Fno84HAN39ZAHqXIFCuiMzmkK5o14AAAIBDAAAAN39ZAHqXIFCuiMzmkK5o14AAAD8bWQmAAAAARIAEABYI6dPBDelTJ5THYTPWvrp&X OWA CANARY=StibE7J2fUCILSfQMprpa0CnKTxg9NQYEki5uybq4 DnzVNCAbnbQrz6V3qBN JckI6h3PcX4wc.&token=eyJ0eXAiOiJKV1QiLCJhbGciOiJSUzI1NiIsIng1dCI6ImVuaDlCSnJWUFU1aWpWMXFqWmpWLWZMMmJjbyJ9.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.ijkZRMDib2ch1VbnuSJq6uXn7TzrbL6XIU7tf ochPdZmGiJkqHjkg34p GjJ7tMENoXD1X6Ye1yjuxmJMpbuiAOpy4C mOAQJ7oLORMN p x8qkKyVN4MWqT V8X4l2ZqlpllIZkBVJKxNyTy0zt1w8Wps231 YEwu10AK3LyHPe3QZ V1JOdfANTa4WQ5pu3MVofEhTnW2CQ6SBR9DrbZVC5H40Hr6jobHPH Gc6Q3MWvXqDNCPfd0aBLBnsdRvWJu2UfBV8h5PViuIBj8 k2UoZPH7Bj4lOZobIV3uyIjCya0f6Q8HOax6gVAWZMbz6 TJBURskM89OmyzkCrZA&owa=outlook.live

Ao vivo

Além dos aplicativos, os sites das emissoras também oferecem conteúdos “ao vivo”, fáceis de encontrar. Quanto à qualidade da imagem, Globo e Record se destacam. A Record ganha no quesito da qualidade do som, visto que o da Globo é alto, o da TV SBT baixo e o da Band, além de ser muito baixo, tem um pequeno atraso entre o som e o movimento da boca.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.