Variedades

Saiba como surgiram os primeiros vírus de computador

Qual foi o primeiro vírus de computador? Como se chamava? Há quanto tempo apareceram os vírus informáticos? Estas e outras perguntas no artigo de hoje.

O primeiro vírus informático foi criado em 1972, por Robert Thomas Morris e foi batizado com o nome Creeper. O computador afetado foi um IBM série 360.

O vírus Creeper mostrava regularmente uma mensagem: “I’m a creeper… catch me if you can!”, para Português: “Sou uma trepadeira, apanhem-me se conseguirem!”. Por forma a eliminar este problema, foi o criado o primeiro antí-virus, apelidado de Reaper.

Apesar de já existirem há bastante tempo, apenas 12 anos depois, em 1984, começaram a utilizar a palavra vírus. Tudo começou nos laboratórios da Bell Computers, quando vários programadores tiveram a ideia de desenvolver um jogo com o nome Core Wars, que tinha o objetivo (estranho!) de ocupar toda a memória RAM da equipa adversária, no melhor tempo possível.

Foi a partir desta altura que se deu uma explosão de vírus informáticos, que começaram a atacar as diversas partes do computador, desde as partes de arranque (boot) das disquetes até aos que se anexavam nos emails. O começo desta epidemia começou em 1986, quando apareceram os vírus Bouncing Ball, Maconha e Brain, que foram os vírus mais importantes a ser espalhados em massa, que infetavam o sector de arranque das disquetes. Mais tarde, começaram a aparecer novos vírus, que se alojavam nos ficheiros executáveis (.exe) e ficheiros de comando (.com).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.