Variedades

Quem vai receber o Prêmio Nobel da Paz de 2014? Cerimônia será na sexta-feira (10)

Nesta sexta-feira (10), em Estocolmo, Suécia, terá uma cerimônia na qual será escolhido o Prêmio Nobel da Paz de 2014. Entre os candidatos ao prêmio estão os mundialmente conhecidos Vladimir Putin, o Papa Francisco e Edward Snowden. No total, há cerca de 300 candidatos para o prêmio.

Como de costume, o momento mais intrigante do evento anual será o anúncio do Prêmio Nobel da Paz, que será nesta sexta-feira, 10 de outubro. Não há critérios claros para o prêmio na categoria, por isso, a decisão da comissão sempre causa alguma controvérsia, como no caso de Barack Obama, que recebeu o prêmio em 2009. Desta vez, o vencedor será escolhido entre 278 candidatos, incluindo 47 organizações. O Papa Francisco tornou-se um favorito entre os apostadores para receber o Prêmio Nobel da Paz. Na obra do sumo sacerdote, é enfatizado a sua grande preocupação com os pobres e a necessidade de uma nova abordagem para o desenvolvimento da economia.

Foto: Reuters/actualidad RT
Foto: Reuters/actualidad RT

O presidente russo, Vladimir Putin, também foi indicado ao prêmio. A candidatura de Putin foi indicada em outubro do ano passado, e foi destacado o seu papel fundamental na resolução da crise síria. O presidente da Rússia é creditado por ter impedido um ataque dos EUA contra o país árabe.
As revelações do ex técnico da CIA, Edward Snowden, sobre a vigilância de Internet, telefones e outros sistemas de comunicação têm exposto um dos maiores casos de violação de privacidade que já se viu no mundo. E este é a razão pela qual Snowden foi indicado ao prêmio.

O presidente do Uruguai, José Mujica, também está entre aqueles que podem receber o Prêmio Nobel da Paz. Um grupo de professores alemães propôs a candidatura de Pepe pelo “mérito de preservar os direitos humanos, segurança humana e desenvolvimento sustentável em seu país e na América do Sul em geral.” No entanto, o presidente mais humilde do mundo confessou: “Eu não posso e nem devo aceitar prêmios para a paz nas condições deste mundo.”
Malala Yousafzai é outro concorrente ao prêmio. A jovem paquistanesa, que ficou gravemente ferida após ter sido atingida com um tiro na cabeça por um Taliban, promove a educação para meninas no Paquistão.

Outro que aparece na lista e que muitos ativistas de direitos humanos acreditam ser digno de receber o prêmio é o ex soldado americano Chelsea (Bradley) Manning, que foi acusado de filtrar milhares de documentos secretos do governo dos EUA no site do WikiLeaks, é digno do Prêmio Nobel da Paz.
Além disso, para alguns, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, é o verdadeiro mensageiro da paz no mundo, e merece esse prêmio.

[polldaddy poll=8363591]

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.