Variedades

Quem é beneficiado pela prorrogação da licença-paternidade?

Com as atuais mudanças na concessão de licença-paternidade, os trabalhadores comemoram o aumento de cinco para 20 dias de licença após o nascimento dos seus filhos. Esse benefício, no entanto, é válido apenas para empresas que aderirem ao Programa Empresa Cidadã – que já estende a licença-maternidade de quatro para seis meses – e deverá ser solicitado até dois dias úteis após o parto.

A contadora da Rui Cadete Consultores, Rafaella Marinho, adiciona que os pais adotivos também são contemplados com mais 15 dias de folga, período no qual a remuneração paga ao colaborador pode ser deduzida do Imposto de Renda das empresas tributadas pelo Lucro Real. “Durante esses dias, os pais não podem desempenhar qualquer atividade remunerada, pois perdem o direito à prorrogação caso descumpram a exigência”, ressalta Rafaela.

A nova lei que estende a licença-paternidade foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff no último dia 8, e publicada no Diário Oficial da União na data posterior. Para conceder o benefício aos seus colaboradores, a empresa deve realizar o pedido de adesão ao programa no site receita.fazenda.gov.br, utilizando código de acesso ou certificado digital válido.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.