Variedades

Queiroga diz que governo vai imunizar crianças, mas exigirá prescrição médica

As exigências não existem em outros grupos que já tiveram a vacinação autorizada

Após abrir consulta pública para avaliar se permitiria a vacinação de crianças contra covid-19 no Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira, 23, que o governo federal vacinaria crianças de 5 a 11 anos, mas exige receita e assinatura de um formulário de consentimento dos pais. As exigências não existem em outros grupos que já tiveram a vacinação autorizada.

Segundo o ministro, o modelo adotado na Alemanha é o ideal. Lá, disse ele, as crianças com comorbidades clinicamente reconhecidas têm prioridade, mas isso depende da autorização do responsável.

(Para) as sem comorbidades, há necessidade de prescrição médica“, afirmou o ministro em entrevista na sede do ministério. “O documento que vai ao ar é um documento que recomenda a vacina da Pfizer. Nossa recomendação é que não seja aplicado de forma compulsória. Essa vacina estará vinculada à prescrição médica, e a recomendação obedece às orientações da Anvisa“, disse Queiroga.

Questionada, a Anvisa indicou que não estava nas recomendações que a vacina só poderia ser aplicada em crianças após recomendação médica.

Demanda gera desigualdade, segundo infectologista

Para a infectologista Raquel Stucchi, da Sociedade Brasileira de Infectologia, a decisão de vacinar as crianças apenas com prescrição estimula a desigualdade, tendo em vista que as crianças que procuram clínicas privadas conseguem prescrições mais facilmente do que quem utiliza o SUS.

A exigência de receita médica para crianças serem vacinadas contra covid-19 é um entrave e aumentará ainda mais a desigualdade no nosso país, pois poucas serão as crianças que terão acesso a esta prescrição“, afirmou Raquel Stucchi.

Insistência na consulta pública

Durante a entrevista, mesmo após ter sido anunciado como seria a vacinação infantil, Queiroga defendeu a consulta pública com a sociedade para discutir a vacina para crianças. Segundo ele, o modelo ideal é o modelo “determinado pela sociedade de cada país”. “Os dados que embasam a decisão [sobre vacinas para crianças] são preliminares, então o caso é delicado”, disse ele.

Segundo Queiroga, a decisão de como vacinar crianças será anunciada no dia 5 de janeiro, “se todos concordarem com o que estamos propondo na consulta pública“. Assim que a vacina for introduzida no programa nacional de imunização, Queiroga disse que “a curto prazo” haverá uma dose para crianças.

Aprovação científica

A decisão do Ministério da Saúde de dar início, nesta quinta-feira, 23, a uma consulta pública para colher pareceres sobre a vacinação contra covid-19 em crianças no país, mesmo depois de a Anvisa ter permitido a vacinação para crianças de 5 a 11 anos, foi criticado por especialistas. Em sua opinião, a consulta teve como objetivo apenas postergar a aplicação das doses do medicamento, por não ser aplicável em outros momentos de pandemia.

A imunização de crianças de 5 a 11 anos com dose pediátrica da Pfizer foi aprovada pela Anvisa na última quinta-feira, seguindo o que vem sendo feito por autoridades de saúde dos Estados Unidos e da Europa em mais de um mês.

Além da Anvisa, a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), órgão consultivo do Ministério da Saúde, anunciou seu apoio à imunização infantil no Brasil.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.