(ANSA) – Boa notícia para quem evitava os queijos mais gordurosos – e saborosos: foi comprovado que eles não são os culpados pelo colesterol ruim. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Copenhague revelou que queijos como provolone e parmesão na verdade ajudam o HDL, o colesterol bom do nosso corpo.
O estudo foi feito com 139 pessoas, que foram separadas em três grupos. Um ficou sem comer queijo, outro só consumiu queijos magros – com baixo nível de gordura – e o último comeu queijos amarelos, geralmente os mais gordurosos.
Após 12 semanas, todos foram submetidos a exames de saúde para medir o nível de colesterol, açúcar, triglicérides e insulina.
Até a circunferência abdominal foi medida. Os resultados surpreenderam os cientistas, já que as pessoas que comeram queijos gordurosos não apresentaram diferença nenhuma em comparação às que comeram queijos magros ou não consumiram nenhum. Também não foram registrados aumentos da circunferência abdominal, do nível do colesterol ruim e de açúcares.
Na verdade, os que se deliciaram com queijos mais “gordos” tiveram um aumento no nível do colesterol bom, o HDL.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.