(ANSA) – A Operação Lava Jato, da Polícia Federal, abriu um inquérito para apurar um suposto esquema de corrupção na compra de termoelétricas pela Petrobrás entre os anos de 1999 e 2001, no governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.
O alvo do inquérito é o envolvimento das empresas Alstom/GE e NRG nas aquisições. A suspeita veio à tona com a delação do ex-diretor da área Internacional Nestor Cerveró, que na década de 90 era gerente de energia do Departamento Industrial da estatal.
De acordo com Cerveró, àquela época, temia-se uma crise energética e, para evitar desabastecimento, FHC criou um programa prioritário de termoelétricas (PPT). “Nas primeiras aquisições de turbinas, já houve o pagamento de propina”, disse Cerveró.
A primeira empresa a fornecer turbinas para a Petrobras para a construção e exploração de termoelétricas foi a ABB, em 1999, que posteriormente foi comprada pela Alstom e, depois, pela GE. A assessoria de imprensa de Fernando Henrique Cardoso disse, em comunicado, que o ex-presidente “não tem informações sobre este inquérito, mas sempre é favorável que denúncias sejam apuradas”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.