Variedades

Pesquisadores desenvolvem dispositivo para tratar infecções usando Wi-fi

Pesquisadores norte-americanos desenvolveram um método para ativar implantes eletrônicos no corpo de pacientes para eliminar infecções bacterianas usando um sinal de rede sem fios. Quando acionado pela tecnologia remota, o gadget fornece calor ao tecido infectado. As informações são do Daily Mail.

A tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Tufts, em Massachusetts e da Universidade de Illinois. Durante os testes, os ratinhos receberam implantes eletrônicos que, quando um sinal foi enviado, a região foi aquecida para tratar o tecido que foi infectado por estafilococos, que pode causar abcessos na pele ou infecções menores no sangue. Os tecidos colhidos dos ratinhos 24 horas após o tratamento não apresentavam qualquer sinal de infecção, enquanto o dispositivo foi dissolvido em 15 dias, mostrando que não só pode tratar infecções, mas também podem ser facilmente eliminados.

O dispositivo de aquecimento nos implantes (ilustrado) tem uma resistência e poder de bobina de recepção feita de magnésio, e o magnésio está envolvido na 'pacote' de seda, mantendo-o seguro e controlar o seu tempo de dissolução. Foto: Reprodução/Universidade Tufts
O dispositivo de aquecimento nos implantes (ilustrado) tem uma resistência e poder de bobina de recepção feita de magnésio, e o magnésio está envolvido na ‘pacote’ de seda, mantendo-o seguro e controlar o seu tempo de dissolução. Foto: Reprodução/Universidade Tufts

A pesquisa, que também eliminou a bactéria E. coli, foi publicada na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências. Cada dispositivo, feito de seda e magnésio, foi inofensivamente dissolvido em animais após os testes. O dispositivo de aquecimento nos implantes tem uma resistência e poder de bobina de recepção feita de magnésio, e o magnésio está envolvido no ‘pacote’ de seda, mantendo-o seguro e controlando o seu tempo de dissolução.

A capacidade do dispositivo para dissolver é importante, uma vez que significa que tais implantes não precisam ser removidos. Dispositivos médicos implantáveis ​​normalmente usam materiais não degradáveis ​​que têm limitado períodos de exploração e, eventualmente, devem ser removidos ou substituídos. Mas estes novos dispositivos de terapia sem fios podem encaminhar o processo cirúrgico, e pode, em seguida, dissolve-se em minutos ou semanas, dependendo o tempo necessário.

“Esta demonstração é um passo importante para o desenvolvimento de dispositivos médicos sob demanda que pode ser ativado remotamente para executar uma função terapêutica em um paciente e depois desaparecem com segurança após a sua utilização, sem necessidade de recuperação”, disse o autor sênior Fiorenzo Omenetto, professor de engenharia biomédica na Tufts Escola de Engenharia. “Essas estratégias sem fios pode ajudar a gerenciar infecção pós-cirúrgica, por exemplo, ou pavimentar o caminho para uma eventual entrega de medicamentos utilizando o Wi-Fi”.

Após a demonstração em ratos de laboratório, o próximo passo deve ser testes em humanos, ainda sem data definida para acontecer.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.