Variedades

Pais pedem ajuda para custear tratamento de filho com paralisia cerebral

Este é o Lucas. Um garotinho de apenas 9 anos de idade e que assim como a maioria dos brasileiros, luta para sobreviver. Diagnosticado com paralisia cerebral, o pequeno Lucas vive numa rotina desgastante, mas sempre com um sorriso no rosto!

E é esse sorriso e essa alegria de continuar vivendo que dão forças a Maria Joseane Paulino da Silva Dantas e José Pedro Dantas, pais de Lucas.

Com o marido desempregado desde 2016, Maria Joseane conta que a família sobrevive com a aposentadoria do garoto, no valor de R$ 937,00. Com esse dinheiro, eles custeiam o plano de saúde do Lucas, suas fraldas, remédios e uma alimentação regrada e diferenciada para o garoto. Além disso, vem a conta de água, de luz, o gás e a comida do próprio casal. É uma vida dura!

“As vezes preciso comprar as coisas para Lucas e não posso. O dinheiro não dá!”, lamenta dona Maria. Ela ainda revela que a falta de dinheiro, aliada com o desemprego do marido e a necessidade, a fazem pedir ajuda pelas ruas onde reside a família, no bairro de Felipe Camarão, zona oeste de Natal.

https://youtu.be/2w6QVjXowtU

“Confesso, sinto vergonha em pedir ajuda de porta em porta, pois tem muitas pessoas que não entendem minha situação e me julgam. Falam pra eu usar o dinheiro da aposentadoria [que não dá pra quase nada] e deixar de pedir nas ruas”, conta emocionada.

E é essa triste situação de mais uma família que viemos divulgar aqui. A família do Lucas, que necessita da ajuda e solidariedade de todos. Se você, leitor, tiver condições de doar fraldas, roupas, comida, oferecer um emprego ao José Pedro e principalmente, doar uma cadeira de rodas adaptada [que é de um valor muito elevado], entre em contato com Maria Joseane pelo telefone (84) 99679-0514 e seja mais um nessa corrente do bem!

https://youtu.be/Blvy6iNquek

Mas o que é essa paralisia cerebral que afeta o Lucas?

A paralisia cerebral causou desordens permanentes que afetam o movimento e a postura do Lucas. De acordo com especialistas, os sintomas da paralisia cerebral ocorrem devido a um distúrbio que acontece durante o desenvolvimento do cérebro, na maioria das vezes antes do nascimento.

Pessoas com paralisia cerebral podem ter dificuldade com a deglutição e geralmente tem um desequilíbrio no músculo do olho. A amplitude de movimento pode ser reduzida em várias articulações do corpo, devido à rigidez muscular.

O efeito da paralisia cerebral nas habilidades funcionais varia muito. Algumas pessoas são capazes de caminhar, enquanto outras não são – como é o caso do Lucas.

 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.