Variedades

Pacientes que tiveram Chikungunya podem ter complicações vasculares crônicas

A segunda fase da pesquisa “Complicações Vasculares na Febre Chikungunya”, idealizada por profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE, revelou que 50% dos pacientes que tiveram a doença persistiram com inchaço nas pernas – mesmo após a fase aguda da arbovirose.

A iniciativa do hospital, que é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), pode ajudar a orientar o diagnóstico e o tratamento para diminuir o inchaço e a dor nos pacientes, pois descreve algo inédito.

A cirurgiã vascular do HC que está à frente do estudo, Catarina Almeida, explicou que, logo na primeira fase da pesquisa (realizada de março a junho de 2016), 32 pacientes se submeteram ao exame de linfocitigrafia (procedimento que permite avaliar o funcionamento do sistema linfático). Destes, 86% apresentaram características de acometimento da circulação linfática devido à Chikungunya, com inchaços nos membros inferiores.

Noventa dias após a realização do primeiro exame, na segunda etapa da pesquisa, foi observado na avaliação clínica que 16 pacientes persistiram com os inchaços (mesmo após a fase aguda da doença).

“O estudo apresenta uma nova manifestação da febre Chikungunya que é o inchaço de causa linfática e mostra, pela primeira vez, a cronificação dessas manifestações. O linfedema não tem cura. O paciente irá tentar controlar o inchaço dos membros inferiores por meio de fisioterapia com drenagem linfática e uso de meias”, explicou Catarina.

Vinte nove pacientes voltaram a ser acompanhados em outro momento, dos quais 20 repetiram a linfocitigrafia. Foi constatado que 65% deles tiveram uma piora em seu quadro – demonstrando que a Chikungunya pode provocar doenças vasculares crônicas, como linfedemas (acúmulo de líquido devido ao bloqueio do sistema linfático).

“Uma vez que se torna possível o diagnóstico precoce desse inchaço, é possível a gente instituir o tratamento antecipado e evitar complicações”, acrescentou a cirurgiã cardiovascular.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.