Variedades

Operação “Asas da Liberdade” apreende 70 animais em dois dias

Em apenas dois dias de trabalho a operação conjunta “Asas da Liberdade”, em alusão ao mês do Meio Ambiente, já apreendeu cerca de 70 animais silvestres que estavam sob a posse de traficantes e em criadouros domésticos em Natal. A ação deflagrada na segunda-feira (6) é coordenada pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e ocorreu em três bairros da capital potiguar: Nossa Senhora da Apresentação e Igapó, na Zona Norte e em Mãe Luiza, na Zona Leste.

Nesta terça-feira (7), a equipe de fiscalização apreendeu 36 aves das espécies xexéu-bauá, xexéu-bananeira, assum-preto, golinha, azulão, canário da terra, concriz, curió, além de um jabuti-piranga. Já na segunda (6) foram apreendidas 33 aves das espécies azulão, canário da terra, concriz, curió, garibaldi, vem-vem, golinha, galo de campina, sibiti , sanhaço e periquito da catinga. Os animais foram encaminhados para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) onde passam por uma triagem e avaliação de saúde para posterior soltura.

A operação conjunta é uma ação permanente realizada pela Semurb em parceria com a Polícia Civil por meio de sua Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Policia Militar (Cipam), IBAMA e secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur), com o apoio ainda do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal (GAAM/GMN).

Segundo informações do supervisor de Ambientes Naturais e Biodiversidade da Semurb, Gustavo Szilagyi, neste mês de junho em que se comemora a Semana do Meio Ambiente a fiscalização da pasta quer dar continuidade às ações da secretaria em alusão à data. “Pretendemos intensificar ainda mais o trabalho de combate ao tráfico de animais silvestres e aos maus tratos de animais na capital. Além disso, vamos realizar uma soltura simbólica de aves no próximo sábado (11) e a destruição das gaiolas onde as elas eram presas ilegalmente”, diz.

Durante a operação, quatro pessoas foram indiciadas por crime ambiental de acordo com o Decreto nº 6.514/2008, que estabelece multa de R$ 500 por ave apreendida para quem matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. E ainda para quem vende, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta espécimes da fauna silvestre sem autorização. A ação também recolheu 24 gaiolas, vários viajantes (utilizada para transporte de animais), alçapões e recipientes usados para alimentação dos animais.

Você também pode ajudar no combate aos maus tratos e tráfico de animais em Natal, basta ligar para a Secretaria de Segurança Pública no 181, para a Linha Verde do Ibama no 0800 618 080, ou ainda para Ouvidoria da Semurb no 3616-9829, que funciona no horário das 8h às 14h e fazer sua denúncia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.