Variedades

Obama diz que luta contra Estado Islâmico precisa avançar mais rápido

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse, nessa segunda-feira (14), que a luta do país e dos demais aliados contra o grupo extremista Estado Islâmico no Iraque e na Síria foram intensificados, mas reconheceu que são necessários “progressos” e respostas mais rápidas.

Inicialmente otimista, ele afirmou, em discurso durante visita ao Pentágono, que com ataques mais intensos a organização deverá ser enfraquecida e ficará mais difícil difundir sua propaganda para o resto do mundo. “Estamos atacando mais fortemente do que nunca”, destacou, após reunião do Conselho de Segurança Nacional. Em seguida, Obama afirmou que a luta continua difícil e dura e que uma dificuldade é o fato de os extremistas usarem mulheres e crianças vulneráveis” como escudos.

O presidente norte-americano lembrou que, nos últimos dois meses, vários líderes do Estado Islâmico foram abatidos. “A mensagem que fica para eles [líderes] é de que vocês são os próximos”, comentou.

A reunião do Conselho de Segurança e as declarações no Pentágono ocorreram depois que foi intensificado o debate sobre a presença de muçulmanos nos Estados Unidos e a necessidade de resultados mais contundentes contra o grupo.

Antes do atentado cometido por um casal muçulmano na Califórnia – que deixou 14 mortos -, as pesquisas já mostravam que mais de 60% dos americanos desaprovam a forma como Obama tem lidado com a ameaça terrorista, em geral, e com o Estado Islâmico, em particular.

O tema também intensifica o debate presidencial. Pré-candidatos se posicionam em defesa da política de Obama, como a pré-candidata Hillary Clinton, ou contra, defendendo medidas radicais como o fechamento de mesquitas e a suspensão de vistos para muçulmanos, ideia defendida por Donald Trump.

Nesse cenário, Obama disse que radicalizar é a pior medida e que o Estado Islâmico não representa o pensamento muçulmano em geral. Ele acrescentou que não disse que vai mudar a estratégia, mas admitiu: “Reconhecemos que os progressos têm de ser mais rápidos”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.