Variedades

O que é Koo? Com boato de fim do Twitter, rede indiana viraliza

Nome da plataforma atingiu os "trending topics" nesta sexta-feira (18) com a adesão de brasileiros; saiba como entrar para a nova rede

Logo após o bilionário Elon Musk adquirir o Twitter, uma série de decisões têm levado os usuários a temerem o fim da rede social. Nessa quinta-feira (18/11), um grande número de funcionários se demitiu e o CEO resolveu fechar os escritórios da empresa até a próxima semana, fazendo com que muitos temessem um apagão do Twitter.

Os apaixonados pela rede do passarinho azul rapidamente começaram a procurar uma alternativa para o microblog. Afinal, eles não conseguem viver sem comentar a Copa do Mundo ou a própria política com muitos memes… e a alternativa foi o Koo. Sim, isso mesmo.

Mas afinal, o que é o Koo?

Koo é uma rede social indiana que funciona nos mesmos moldes do Twitter. Até seu símbolo é uma ave (parece um pintinho amarelinho, pra ser mais exato).

Foi criada na Índia em 2020, quando se iniciou uma grave crise entre o governo de Narenda Modi e o Twitter. Na época, o mandatário indiano acusava a plataforma de se omitir quanto a perfis criados para incitar manifestações contra o governo local. A Koo se aproveitou disso para receber os dissidentes e fortalecer a base de usuários.

A empresa de autointitula a “segunda maior plataforma de microblog do mundo“. A afirmação é devido à quantidade de download dos usuários, já que existe um aplicativo disponível para Android e iOS (iPhone) — embora a plataforma também possa ser acessada pelo navegador.

A Koo é a única plataforma indiana no nicho de “microblog”, mas precisa competir com outros rivais em ascensão. É o caso da Truth Social (criada pelo ex-presidente Donald Trump), da Mastodon, da Parler e da Gettr.

De início, a estratégia era alcançar somente os indianos, com ênfase para aqueles que não falam inglês — embora o idioma esteja disponível. Ao configurar a conta, você pode escolher entre 11 idiomas (sendo 10 locais da Índia) para a interface e os conteúdos do serviço. Com a entrada de novos públicos, a empresa já projeta adicionar outras línguas, incluindo o português.

Como abrir uma conta no Koo?

Para criar sua conta no Koo, você deve seguir o passo a passo abaixo. Confira o tutorial:

  1. Acesse o site do Koo;
  2. Clique no botão Sign-in;
  3. Na janela que abrir, escolha se deseja criar a conta com um número de telefone, um e-mail do Google ou um e-mail qualquer;
  4. Após isso, selecione uma foto e preencha os dados solicitados para configurar seu perfil;
  5. O Koo solicita o nome real, o nome de usuário (@seuperfil), profissão, bio, website (seu endereço no Koo), telefone celular, e-mail, data de nascimento, gênero e estado civil.

Koo viralizando

É claro que o nome Koo (pronuncia-se “cu”) já rende muitas brincadeiras entre os brasileiros. As piadas obviamente têm cunho sexual ou estão relacionadas à uma parte do corpo um tanto quanto “famosa”.

Veja a seguir alguns tuítes de perfis brasileiros fazendo piada com a rede social:

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.