Variedades

Nubank pode sair do mercado caso governo mude regras para cartões

O Nubank pode fechar as portas se o Banco Central confirmar nesta terça-feira (20) uma mudança nas regras de pagamento para lojistas.

Atualmente, quando você faz uma compra no cartão de crédito, o estabelecimento recebe o dinheiro em 30 dias. Com os novos termos, esse prazo pode diminuir para até dois dias, como já acontece nos EUA. Em entrevista ao Estadão, a cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, informa que isso inviabilizaria o negócio da fintech mais querida do País.

O atual prazo de 30 dias funciona porque os consumidores pagam uma compra feita no cartão de crédito, em média, 26 dias depois. Um mês é tempo suficiente para que o Nubank receba os pagamentos das faturas e repasse o dinheiro para as maquininhas de cartões, como Cielo e Rede, que então fazem o pagamento ao lojista.

Caso o governo siga em frente na ideia de reduzir o prazo de pagamento para lojistas, o Nubank teria que captar recursos no mercado, já que precisaria repassar o dinheiro das compras antes de receber os pagamentos das faturas dos clientes. Segundo Junqueira, todos os emissores de cartão de crédito seriam afetados com a mudança, mas os menores seriam os mais prejudicados por não terem a capacidade de financiamento dos grandes bancos, como Itaú e Bradesco.

Mesmo se a nova regra for mais branda que o esperado (redução do prazo de repasse para 15 dias, não dois dias), a existência do Nubank estará ameaçada. “Nós já fizemos algumas simulações. Com dois dias é apagar a luz e fechar a porta. Com 15 dias, a gente precisaria de quase R$ 1 bilhão de capital adicional do dia para a noite”, diz a cofundadora ao Estadão.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.