Variedades

Lula vai retirar 8 mil militares que ocupam cargos no Executivo Federal

De acordo com revista, objetivo do novo governo é retirar "pessoas que não prestaram concursos"

Quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) assumiu o governo, em 2019, o então ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que era preciso “despetizar o Brasil”, ou seja, retirar todos os petistas que até então ocupavam cargos de confiança no Executivo federal.

A equipe de Bolsonaro exonerou centenas de funcionários identificados como militantes do PT que tinham cargos de comissão no Palácio do Planalto e nos ministérios.

Agora, antes mesmo de ser eleito, Lula avisou que iria organizar a administração pública federal. “Nós vamos ter que começar o governo sabendo que nós vamos ter que tirar quase oito mil militares que estão em cargos, pessoas que não prestaram concursos”, declarou Lula – de acordo com a revista Veja, durante reunião na Central Única dos Trabalhadores.

Em alguns órgãos, já existe até estudos prontos. Ainda de acordo com a revista Veja, oficiais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) encaminharam ao partido sugestões sobre como desmilitarizar o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A reforma passaria pela extinção do órgão.

A modificação que o partido quer promover deverá atingir outras áreas do governo. Levantamento do Tribunal de Contas da União, realizado há dois anos, apontou que o número de militares que ocupavam cargos civis no governo Bolsonaro dobrou em relação ao governo de Michel Temer. Eram 2.765 em 2018. Em 2020, já passavam de 6 mil.

Com informações da Veja / Radar*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.