Variedades

Itália restringe movimentação em todo o país por coronavírus

(ANSA) – O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou nesta segunda-feira (9) que todas as restrições anunciadas em decorrência do surto de coronavírus serão estendidas por todo o país. Durante coletiva de imprensa no Palazzo Chigi, o premier italiano proibiu toda a circulação de pessoas pelo território, além de reuniões públicas e atividades esportivas, incluindo partidas de futebol. Toda a Liga de calcio italiano terão os jogos suspensos.

Conte também pediu para todos os italianos permanecerem em suas casas e só saírem em caso de emergência ou para trabalhar. As escolas e universidades do país vão permanecer fechadas até pelo menos 3 de abril. “Adotamos uma nova decisão como governo. Estamos bem conscientes de como é difícil mudar todos os nossos hábitos. Entendo que famílias e jovens têm hábitos que razoavelmente ao longo do tempo, em relação às nossas recomendações podem ser alteradas, mas não há tempo”, explicou. Segundo o premier italiano, há um crescimento importante das infecções e das pessoas mortas. De acordo com novo balanço, 463 pessoas morreram e mais de 9 mil estão infectados.

“Nossos hábitos devem ser mudados agora. Todos devemos desistir de algo para o bem da Itália. Devemos fazê-lo imediatamente e só teremos sucesso se todos trabalharemos juntos e nos adaptaremos a esses padrões mais rígidos”, acrescentou Conte.

As medidas fazem parte de um novo decreto, após o assinado pelo político no último final de semana, e vão entrar e vigor a partir desta terça-feira (9). Com a decisão, toda a Itália ficará em quarentena. “Decidi, com os outros membros do governo, tomar medidas ainda mais fortes e reforça-lo para conter o avanço do coronavírus e proteger a saúde dos cidadãos”, informou o premier.

Desde o início desta segunda-feira, a polícia já havia começado a fazer controles em aeroportos, estações de trem e rodovias, inclusive um casal de Parma foi denunciado por tentar embarcar para férias em Madri, na Espanha.

As restrições, no entanto, estavam sendo aplicadas, majoritariamente, a regiões do norte do país, onde mais de 16 milhões de pessoas ficaram isoladas na área considerada “zona vermelha”.

Medida radical

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, considerou a nova restrição como “extremamente radical”.

Apesar da crítica, ele disse que o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, que blindou o país inteiro, deve ter tomado a decisão baseado no preocupante aumento do número de casos.

Durante entrevista coletiva, Gabbardo também descartou a possibilidade de repatriar brasileiros que estão isolados no território italiano, assim como o governo fez com os cidadãos que moravam em Wuhan, cidade chinesa epicentro da doença.

“Temos informações de que tem de 70 a 80 mil brasileiros que moram nessa região. Não existe no radar essa possibilidade de repatriação dos que estejam na Itália”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Saúde.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.