Variedades

Impeachment e Lava Jato pressionam Lula a virar ministro

(ANSA) – A maior manifestação popular da história do Brasil ocorrida no último domingo (13) e a denúncia protocolada pelo Ministério Público de São Paulo aumentaram a pressão sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que assuma um Ministério no governo Dilma Rousseff e ajude na articulação política. O cargo também daria ao petista o foro privilegiado para responder pelos processos judiciais e pelo pedido de prisão preventiva por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Os boatos de que Lula poderia assumir nos próximos dias um Ministério não foram nem confirmados e nem desmentidos pelo governo. A possibilidade do petista ingressar na gestão Dilma agitou os mercados e investidores, além de fazer o dólar voltar a subir no início desta semana, após quedas consecutivas nos dias anteriores.

Os cargos mais cotados para Lula seriam a Casa Civil ou a Secretaria de Governo, pastas ligadas diretamente ao Palácio do Planalto e envolvidas com articulação política no Congresso, onde o governo teme perder cada vez mais seu apoio. Deverá ser criada uma pasta sob medida, com poderes específicos, para Lula.

Dentro do governo Dilma, Lula também teria a responsabilidade de atuar nos bastidores para barrar um processo de impeachment contra a presidente. “Se estamos em um processo de economia difícil, que depende de um ajuste fino na área da política, todo mundo sabe que essa é a capacidade maior do ex-presidente: sua capacidade de aglutinar, de articular. É uma decisão dele”, comentou o atual ministro da Casa Civil, Jaques Wagner. O ex-presidente até agora também não se pronunciou sobre a ideia de assumir um Ministério. O líder do PT, Rui Falcão, contou que Lula aproveitou o fim de semana para refletir. Ele deverá ter uma série de reuniões hoje para exigir condições para a mudança, como uma guinada na política econômica. Caso assuma um Ministério, Lula deixará de ser investigado em primeira instância na Operação Lava Jato, que em sua 24ª fase o levou para depor com um mandado coercitivo. A operação, liderada pelo juiz Sergio Moro, investiga os casos de corrupção na Petrobras e já citou políticos e empresários brasileiros, como executivos de empreiteiras. Sendo assim, qualquer processo contra Lula seria enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Ontem, a juiza Maria Pirscilla Ernandes, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, decidiu mandar para o juiz federal Sergio Moro a denúncia e a o pedido de prisão contra Lula feito pelo MP de São Paulo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.