Variedades

A história peculiar de como um eclipse lunar salvou a vida de Cristóvão Colombo

A história que nos contam na escola é a mesma coisa que todos já sabem, com Cristóvão Colombo chegando ao nosso continente – que até então era desconhecido para a Europa, tentando interagir com os nativos dessas terras para sobreviver.

12 de outubro de 1492 é a data oficial e marcada no calendário como o dia em que Colombo descobriu a existência do continente americano, diante de um mundo que até então pensavam ser de forma plana. Após isso, Colombo ainda fez mais 4 viagens para essas terras .

A história de como um eclipse lunar salvou a vida de Cristóvão Colombo

eclipse lunar

Na quarta de suas viagens, Colombo estava na América Central quando os habitantes do Novo Mundo o colocaram em apuros. Isso ocorreu mais de 10 anos após o descobrimento do continente – 25 de junho de 1503 – quando Colombo teve que fazer uma parada forçada em uma ilha que agora chamamos de Jamaica.

A relação inicial entre os habitantes daquela ilha e a tripulação de Colombo foi cordial. Mas depois houve problemas, pois os nativos não queriam mais preparar o milho e o peixe para os europeus, sendo em alguns casos, bastante agressivos. E houve revide: a partir daí, Colombo e seus companheiros de viagem decidiram começar a assassiná-los.

A batalha poderia ter sido realmente sangrenta se não fosse pela solução engenhosa que o navegador europeu encontrou para se salvar… pelo menos de acordo com a história que a revista SPACE nos conta.

A história em questão revela que Colombo tinha uma mesa que indicava todos os eventos astronômicos da época, e ele usou disso para ameaçar os índios americanos. Tais ameaças foram transmitidas ao líder tribal: o Deus cristão ficou ofendido pela maneira como eles estavam tratando seus convidados.

Colombo teria apontado para a tribo e informado que uma lua inflamada de raiva – que representava todos os males que eles iriam sofrer, apareceria em três dias, data em que eles planejavam partir.

A profecia de Colombo foi cumprida quando a lua apareceu, mostrando aos nativos que as coisas estavam erradas, que Deus estava com raiva e que iriam sofrer os terríveis efeitos da vingança. Os nativos então decidiram dar a Colombo e seus companheiros tudo o que eles precisavam na esperança de que Deus os perdoasse.

A história conta que mais tarde Colombo avisou-lhes que foram perdoados, mas que foi a última chance – tal anúncio, culminou com o final do eclipse lunar. Uma sacada inteligente de Colombo!

Você sabia dessa curiosa história por trás da viagem de Cristóvão Colombo para a América Central? Você acha que isso é verdade ou simplesmente foi inventado pela revista SPACE? Deixe seu comentário!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

2 Comentários

  1. Acredito que Cristovam Colombo sempre mostrou-se esperto e sagaz, pois primeiramente acreditava na tese de que a Terra era redonda, e se viajasse sempre em direção a oeste chegaria no ponto de partida. Ele era um excelente astrônomo,
    descobridor e conquistador do novo Mundo a América.

  2. Se é fato ou boato, não saberemos aqui, porém, trata-se de algo muito plausível, em se tratando de Cristovão Colombo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.