Variedades

‘Harry Potter’ é usado para pesquisar o cérebro

Um grupo de cientistas utilizou um capítulo de Harry Potter e a Pedra Filosofal, que serviu de base de pesquisa para verificar quais diferentes regiões do cérebro são utilizadas durante a leitura.

Utilizando a tecnologia de aparelhos de imagens por ressonância magnética funcional (FMRI, na sigla em inglês), pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, fizeram a analise do cérebro de oito pessoas enquanto liam o livro de J.K. Rowling. O resultado foi a criação do primeiro modelo computacional integrado para analise da leitura. A pesquisa foi publicada na revista PLoS One.

Após o FMRI, os resultados foram minuciosamente estudados, em cada milímetro cúbico dos cérebros, para decifrar a atividade apresentada pelas diferentes regiões, por cada conjunto de quatro palavras lidas pelos voluntários.

Segundo os pesquisadores, agora é possível saber quais partes do cérebro do ser humano são responsáveis por cada subprocesso da leitura, como por exemplo decompor sentenças, determinar o sentido das palavras, entender a relação entre personagens, como também interpretar regras gramaticais.

De acordo o coordenador do estudo, Tom Mitchell, a inovação do modelo ainda é inexato, mas isso não quer dizer que não seja útil ,pois a partir daí será possível estudar distúrbios da leitura como especificamente a dislexia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.