O investimento em fontes renováveis de energia está trazendo frutos para o Brasil. No último dia 7, o submercado do Sul registrou recorde de geração eólica, atingindo 1.302 megawatts (MW) médios em um único dia. A quantidade gerada pelos ventos superou o recorde anterior para a região, de 1.289 MW médios, computados no dia 8 de junho deste ano.
Nesse dia, foi atingido o recorde de 5.783 MW médio de geração eólica total em um único dia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Esse total produzido de geração eólica no SIN é suficiente para abastecer aproximadamente 27 milhões de unidades consumidoras residenciais durante um dia todo, considerando o consumo diário médio residencial brasileiro de 5,13 kWh.
Região nordeste
Na última segunda-feira (5), também foi registrado recorde de geração eólica na região Nordeste, atingindo 4.784 MWmédios em um único dia. Essa geração expressiva tem contribuído muito para o atendimento energético à região, que tem sofrido com escassez de recursos hídricos devido à falta de chuvas nos últimos anos.
Capacidade instalada de geração eólica
No mês de julho de 2016, a capacidade total instalada de geração eólica no Brasil atingiu 9.265 MW, com crescimento de 44,1 % em relação a julho de 2015. Com esse montante a fonte eólica já representa 6,3 % da capacidade total de geração de energia do Brasil. Para os próximos anos, segundo o Plano de Decenal de Expansão de Energia (PDE 2024), a capacidade instalada de geração eólica no País deve alcançar 24 mil MW até 2024, quando representará cerca de 11,6% da capacidade instalada total no País.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.