Variedades

Forte terremoto atinge a Turquia e derruba prédios; veja os vídeos

Abalo também foi sentido em Síria, Jordânia, Israel, Palestina, Líbano e outros locais próximos

  • Na noite de domingo (5), um poderoso terremoto de magnitude 7,8 sacudiu o sul da Turquia, perto de Gaziantep, próximo à fronteira com a Síria.
  • De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto foi registrado a uma profundidade de 17,9 quilômetros e centrado a cerca de 23 quilômetros a leste de Nurdagi e a 114 km de Alleppo, na Síria.
  • As autoridades turcas informaram que houve pelo menos cinco mortes e destruição de prédios em várias províncias.
  • O chefe do Centro Nacional de Terremotos da Síria, Raed Ahmed, classificou o terremoto como “historicamente o maior terremoto registrado na história do centro”.
  • Além disso, prédios também desabaram nas áreas controladas pelos rebeldes no noroeste da Síria.

Na noite de domingo (5), um poderoso terremoto de magnitude 7,8 sacudiu o sul da Turquia, perto de Gaziantep, próximo à fronteira com a Síria. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto foi registrado a uma profundidade de 17,9 quilômetros e centrado a cerca de 23 quilômetros a leste de Nurdagi e a 114 km de Alleppo, na Síria.

As autoridades turcas informaram que houve pelo menos cinco mortes e destruição de prédios em várias províncias. O chefe do Centro Nacional de Terremotos da Síria, Raed Ahmed, classificou o terremoto como “historicamente o maior terremoto registrado na história do centro”. Além disso, prédios também desabaram nas áreas controladas pelos rebeldes no noroeste da Síria.

Vídeos publicados em redes sociais mostram muitos edifícios destruídos pelo forte abalo, que também foi sentido em Síria, Jordânia, Israel, Palestina, Líbano e outros locais próximos. Há relatos de grande destruição no Norte da Síria.

Embora a Turquia tenha boa infraestrutura para lidar com terremotos, isto não acontece com tanta frequência no sul do país, onde há muitas edificações de alvenaria. A região do epicentro abriga milhões de refugiados e deslocados internos, muitos dos quais vivem em tendas e estruturas improvisadas, o que aumenta a preocupação sobre a situação após o tremor.

As primeiras informações indicam que diversos prédios foram destruídos, e um grande número de pessoas podem estar sob os escombros. A possibilidade de danos humanos e materiais é alta, e as equipes de socorro já estão no local realizando buscas e salvamentos.

Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmarash e foi sentido em muitas partes do nosso país“, escreveu o presidente Recep Tayyip Erdogan em sua conta oficial no Twitter, detalhando que todas as unidades relevantes estão em alerta.

Da mesma forma, o presidente explicou que equipes de busca e resgate foram imediatamente enviadas às áreas afetadas pelo terremoto. “Esperamos passar juntos por este desastre o mais rápido possível e com o menor dano possível”, concluiu.

A Defesa Civil da Síria fez um apelo à população para deixem seus prédios residenciais e busquem locais abertos como medida de precaução, e também que informem as autoridades sobre possíveis pessoas presas sob os escombros dos prédios que desabaram.

O tremor foi um dos mais fortes sentidos na Turquia. Em 1999, um terremoto de 7,6 no Norte da Turquia deixou mais de 17 mil mortos. É importante destacar que a preparação e o planejamento para situações de emergência como essa são fundamentais para minimizar os danos e salvar vidas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.