Variedades

Expansão de energia eólica gera oportunidades de trabalho no Brasil

Já são mais de 500 parques eólicos instalados no Brasil, com cerca de 6.500 aerogeradores em funcionamento. Ao todo, eles chegam a 12,64 GW de capacidade de geração de energia. Mas, até 2020, estima-se que essa capacidade deve saltar para 17 GW, considerando apenas os contratos para instalações de novos parques que já foram firmados em leilões já realizados e também no mercado livre.

“Uma prova de um setor que vem crescendo e, principalmente, mostrando sua maturidade ao explorar uma das fontes de energia renovável disponível no Brasil”, diz J. R. Simões Moreira, coordenador do curso Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética da Escola Politécnica da USP. Tanto que o país subiu mais uma posição no ranking dos países com maior geração de energia eólica no mundo, ultrapassando o Canadá, chegando à oitava posição em 2017.

Para o coordenador do curso, essa expansão, além de energia limpa, gera também empregos que vão desde a produção de equipamentos e acessórios no setor industrial até empregos locais nas áreas de operação e manutenção e isso ocorre justamente nas regiões mais carentes onde estão localizados os parques eólicos, que são regiões em que os empregos são muito escassos. “É uma oportunidade que se abre para os profissionais com especialização em energias renováveis, que realmente detêm conhecimentos técnicos, operacionais e de tomada de decisão a respeito desse assunto das áreas de engenharia, tecnologia e arquitetura, entre outras”, aponta o prof. Simões.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEE), o setor já conta com mais de 180 mil postos de trabalho e, para cada MW instalado, são geradas 15 novas oportunidades.

Nas disciplinas do curso oferecido pelo PECE são abordadas questões como análise e viabilidade econômica de projetos de energia, aspectos ambientais e eficiência energética nas organizações e empreendimentos, normas e legislação e fontes limpas de energia como a eólica, solar e biomassa. O curso se encontra na sua 15ª edição desde sua origem em 2012, tendo formado cerca de 220 profissionais em nível de pós-graduação stricto sensu. “Para suprir essa demanda de mercado e para que o Brasil avance ainda mais na produção de energia elétrica limpa, é importante que haja profissionais realmente capacitados”, conclui o coordenador do curso.

Abaixo, confira algumas das vantagens da energia eólica:

– Abundante e renovável;

– Sua operação é limpa e não polui;

– Possui baixíssimo impacto ambiental;

– Não emite CO2 em sua operação, pois seu “combustível” é o próprio vento;

– Tem um dos melhores custos benefícios na tarifa de energia elétrica.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.