Variedades

Estado Islâmico liberta 19 cristãos assírios após pagamento de resgate

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) libertou no domingo (1º), após pagamento de resgate, 19 cristãos assírios raptados na semana passada no Nordeste da Síria, informou a Rede Assíria dos Direitos Humanos.

“Dezenove reféns assírios chegaram hoje à Igreja de Nossa Senhora de Hassaké, depois de libertados pelo EI”, informou Usama Edward, responsável pela organização não governamental com sede na Suécia.

“Chegaram em dois ônibus que os transportaram de Chaddadé [bastião do EI na província de Hassaké, onde foram sequestrados] até Hassaké, onde foram recebidos pelo arcebispo assírio Ehfrem Athnaeil”, acrescentou.

Usama Edward afirmou que um tribunal religioso do EI decidiu, no sábado (28), libertar o grupo em troca de uma soma de dinheiro paga pelas famílias dos reféns. O EI considera o dinheiro um imposto (jizya) que os não muçulmanos (dhimmis) devem pagar. “Até receber o dinheiro, o EI mantém duas reféns: uma menina de dez anos e a mãe”, salientou.

O diretor da rede disse desconhecer o montante exigido de cada família, mas lembrou que, em novembro, assírios sequestrados pelo EI pagaram US$ 1,7 mil por pessoa. As negociações com o Estado Islâmico para a libertação dos reféns começaram no sábado e foram conduzidas por responsáveis assírios e chefes tribais árabes muçulmanos. Durante a semana passada, os jihadistas raptaram 220 assírios na província de maioria curda. Aproximadamente 5 mil assírios fugiram com medo dos avanços do EI.

Cerca de 30 mil assírios, um das mais antigas comunidades cristãs, viviam na Síria, sobretudo em Hassaké, antes do início da guerra civil, em 15 de março de 2011.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.