Variedades

Espanha, o paraíso dos sites que mineram Bitcoin irregularmente

Desde algumas semanas, o boom dos preços do Bitcoin tornou popular um novo termo: cryptohacking. Esta prática envolve ilegalmente acessar um computador e usá-lo como um “zumbi” para minerar a moeda. Há também outra tendência que está em alta, e são os sites que incluem código oculto para minerar bitcoin sem que seus usuários saibam.

De acordo com um relatório da ESET, a Espanha é um dos países mais afetados por essas práticas. Mais e mais sites estão usando os recursos de seus visitantes para mitigar a criptografia durante o período de sua visita: uma forma alternativa de financiamento que não é ético, já que o usuário não deu seu consentimento expresso para fazê-lo.

Coincidindo com o aumento do preço do Bitcoin, que chegou a atingir US $ 20.000, esse tipo de código – que não precisa ser malicioso – é cada vez mais comum. É muito lucrativo se você conseguir obter um único token, e em sites com milhares de usuários diários, é lucro na certa.

hacker Cryptohacking
Foto: The Digital Artist/Pixabay

Especificamente, houve um dia em que a ESET detectou um aumento de 60% no número de páginas que injetaram código para minerar bitcoins sem a permissão do usuário: no dia 3 de dezembro, quando o preço da moeda começou a disparar.

Somente a Polônia, Hungria e a República Tcheca têm um índice mais elevado de páginas da web com o Coinminer, a extensão que “sequestra” o seu PC para minerar pros outros.

Minera criptomoeda é cada vez mais difícil e requer mais poder e recursos, e isso não só gera incentivos negativos, como o que estamos mencionando, mas um potencial problema ambiental. Apenas metade da BTC foi minerada – apenas 21 milhões – e a mineração já consome uma quantidade de energia completamente excessiva.

O que acontecerá se o preço das moedas virtuais continuar a aumentar? Algumas pessoas pensam que o Bitcoin pode atingir US $ 50.000 antes de se estabilizar. Nesse caso, são os usuários que têm mais à perder, especialmente agora que as criptomoedas se tornaram popular – uma ameaça adicional para enfrentar em 2018.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.