O dólar atingiu nesta terça-feira (3) a sua maior cotação desde 2004. A moeda americana terminou a sessão em alta de 1,14%, a 2,9280 reais na venda, a máxima do dia e o maior nível de fechamento desde 2 de setembro de 2004, quando foi cotada a 2,940 reais. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,4 bilhão de dólares.
Em meios a especulações sobre a lista de políticos citados na Operação Lava Jato que a Procuradoria-Geral da República vai encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF), para denúncia ou abertura de inquérito, a moeda americana ampliou seus ganhos.
No âmbito econômico, a equipe da presidente Dilma Rousseff (PT) está mobilizada para receber os representantes das agências internacionais de classificação de risco e evitar um rebaixamento da nota de risco de crédito soberano do Brasil. Uma missão da agência Standard & Poor’s desembarca na quarta-feira em Brasília para conversas com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e outras autoridades do governo federal. Os representantes da Fitch terão reuniões entre 16 e 20 de março, em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Investidores têm mostrado menor apetite por ativos brasileiros diante da perspectiva de que, mesmo se o ajuste for bem-sucedido em resgatar a credibilidade da política fiscal, a inflação no Brasil deve fechar 2015 acima de 7% e o país deve mostrar contração econômica.
Com informações do G1.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.