Variedades

Conheça as origens das receitas típicas das festas juninas

Quitutes do período estão intimamente ligados à história de formação do Brasil; nutricionista fala sobre importância de degustar preparações com moderação

As festas juninas são a segunda celebração mais esperada do Brasil, apenas superada pelo Carnaval. Uma das razões para isso são as deliciosas comidas típicas que agradam todas as faixas etárias. Porém, você já se perguntou sobre as origens dessas receitas e seu valor nutricional?

Neste artigo, nós mergulharemos na história e na nutrição dessas delícias juninas com a ajuda de Rebeca Antunes Beraldo, docente do curso de Nutrição da Estácio.

A História por trás dos pratos Juninos

Bolo de fubá, pé de moleque, cuscuz, milho cozido, pamonha, estas são apenas algumas das gostosuras que adornam as mesas de Festas Juninas. No entanto, a origem desses pratos vai além de simples receitas, representando um importante retrato da formação cultural do Brasil.

Bolo de Fubá: O encontro de culturas

O bolo de fubá é um exemplo da junção de culturas indígena, africana e portuguesa. Os bolos já eram comuns em Portugal, mas a dificuldade de acesso ao trigo importado levou ao uso do milho, um legado das comunidades indígenas. A farinha de milho, ou “fubá” – termo originário dos povos africanos de Angola – foi incorporada à receita, popularizando-a em todo o país.

Pé-de-Moleque: Da Minas Gerais colonial ao Brasil

O pé-de-moleque, um doce feito com amendoim torrado e rapadura, surgiu na região de Minas Gerais no século XVI, após a chegada da cana-de-açúcar ao Brasil. Seu nome peculiar surgiu séculos depois, devido à ação de meninos que roubavam o doce das vendedoras, fazendo-as gritar: “Pede, moleque, pede!”.

Quentão: Conforto no inverno brasileiro

O quentão, criado no sudeste do Brasil, é uma mistura de gengibre, pinga e outras especiarias, criada para ajudar as pessoas a suportarem o frio do inverno, que ocorre entre junho e setembro.

O milho como protagonista das festas juninas

Em todas as regiões do país, o milho é o grande astro das festas juninas. Pipoca, canjica, pamonha, bolo de milho, curau, caldo de milho com frango, torta de legumes com milho e até a própria espiga de milho cozida com manteiga, são pratos tradicionais dessa celebração.

Segundo a nutricionista Rebeca Antunes Beraldo, o milho in natura é altamente nutritivo. “O milho possui alto teor de fibras – que melhora o funcionamento intestinal, previne vários tipos de câncer, doenças cardíacas, diabetes, obesidade, diminui a absorção de gorduras, colesterol e açúcares e não apresenta calorias –, além de ser fonte de vitamina A, luteína e zeaxantina, importantes antioxidantes para a qualidade da nossa visão e pele“, explica a especialista.

O milho também é fonte de vitaminas do complexo B, que contribuem para a melhora do humor e saúde do sistema nervoso, e zinco, nutriente necessário para a estimulação da produção hormonal e para melhoria da qualidade sensorial do paladar e olfato.

Apesar de seus inúmeros benefícios, a especialista alerta sobre o consumo excessivo de receitas derivadas do milho, pois elas podem contribuir para o ganho de peso. “Como estas preparações são afetivas, que nos remetem à infância, uma dica é consumi-las com atenção plena, ou seja, apreciar o cheiro, as cores, mastigar bem e lentamente, além de perceber os sinais do nosso corpo de saciedade. Assim, conseguimos apreciar, aquecer o nosso coração e não exagerar nas calorias ingeridas“, recomenda Rebeca.

Receitas com milho para fazer em casa

Agora que você conhece mais sobre as origens e o valor nutricional dos pratos típicos das festas juninas, que tal preparar alguns deles em casa? Aqui estão duas receitas deliciosas para você experimentar: Caldo de Milho Verde com Frango e Pamonha Salgada de Forno.

Caldo de Milho Verde com Frango

Ingredientes:

  • 5 espigas de milho verde;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 200g de peito de frango;
  • 4 dentes de alho amassados;
  • 1 cabeça de cebola;
  • 1 litro de água;
  • Pimenta dedo de moça e sal à gosto.

Modo de preparo:

  1. Tempere o peito de frango com um dente de alho, sal e pimenta, cozinhe com a cebola picada, desfie e reserve.
  2. Retire os grãos de milho das espigas e bata no liquidificador com a água.
  3. Coe em peneira fina, tempere com alho e sal a gosto e leve ao fogo mexendo sempre até levantar fervura.
  4. Acrescente o frango reservado e deixe ferver um pouco mais. Se a consistência estiver firme, acrescente mais água.
  5. Acerte o sal e acrescente a salsinha picada. Sirva quente.

Pamonha Salgada de Forno

Ingredientes:

  • 4 espigas de milho verde grandes;
  • 1 copo americano de água;
  • 300g de queijo branco fresco cortado em cubos;
  • Sal à gosto.

Modo de preparo:

  1. Rale o milho ou bata no processador (não peneire), misture com a água e adicione sal a gosto.
  2. Despeje a mistura em uma forma untada e adicione os cubos de queijo.
  3. Asse por 40 minutos ou até que fique firme (quando o palito sair limpo, está pronto).

Prepare essas delícias e celebre as festas juninas da melhor maneira: com a família, com os amigos e com boa comida. E lembre-se, saboreie com moderação!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.