Variedades

Como será o programa do governo que traz passagens aéreas por R$200?

Em tempos de crise econômica, o programa "Voa Brasil" pode ser uma luz no fim do túnel para muitas pessoas que sonham em viajar de avião

O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou recentemente o programa “Voa Brasil“, que tem como objetivo tornar as passagens aéreas mais acessíveis para aposentados, pensionistas, estudantes e pessoas de baixa renda. O programa prevê voos a preços populares de R$200, e tem início previsto para agosto deste ano.

De acordo com o ministro Márcio França, a iniciativa visa aumentar o acesso da população ao transporte aéreo, ocupando lugares vazios nos voos, a preços populares. O desconto será oferecido para todas as famílias incluídas no Cadastro Único (CadÚnico), porém, ainda não se sabe quantos lugares serão reservados para essas pessoas.

Para que a medida seja colocada em prática, o governo irá apresentar a ideia às companhias aéreas e as compras deverão ser feitas em aplicativos de bancos estatais (Banco do Brasil e Caixa demonstraram interesse). A iniciativa não se trata de um subsídio, mas sim de um acordo intermediado pelo governo.

Até o momento, três companhias aéreas já manifestaram apoio à iniciativa: Gol, Azul e Latam. A expectativa é que o programa possa democratizar o acesso ao transporte aéreo e tornar as viagens mais acessíveis para um número maior de pessoas.

Segundo França, o transporte aéreo atualmente está restrito a apenas 10% da população, o que justifica a necessidade de ações que possam ampliar o acesso aos voos. A estimativa é que o programa possa trazer 5 milhões de novos passageiros para as companhias aéreas, preenchendo a ociosidade dos voos no segundo semestre.

O “Voa Brasil” é uma medida que pode trazer benefícios tanto para a população quanto para as empresas aéreas. Para os passageiros, a possibilidade de viajar de avião a preços populares pode significar mais oportunidades de trabalho, estudo e lazer. Já para as companhias aéreas, a iniciativa pode ajudar a preencher os voos com maior eficiência, tornando o setor mais rentável e sustentável.

Em tempos de crise econômica, o programa “Voa Brasil” pode ser uma luz no fim do túnel para muitas pessoas que sonham em viajar de avião. Resta agora aguardar os próximos passos do governo e das companhias aéreas para que a iniciativa se torne realidade e possa trazer benefícios concretos para a população brasileira.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.