Variedades

Com ajuda do Papa, Bolívia melhora condições em presídio

(ANSA) – O governo da Bolívia decidiu melhorar as condições do presídio de Palmasola, o maior e mais perigoso do país, após a intermediação do papa Francisco, informou a “Rádio Vaticana” nesta segunda-feira (17).

Entre as medidas anunciadas, estão o aumento dos gastos do governo para manter os presidiários (serão 8 bolivianos por preso por dia) e melhorias na qualidade dos tratamentos de saúde na prisão. Os benefícios também vão ser levados para outras instituições prisionais bolivianas, beneficiando 13.573 detentos.

O Pontífice visitou parte do presídio no dia 10 de julho e ouviu os depoimentos de algumas pessoas sobre as condições de vida no local. Vários deles relataram que nunca passaram por julgamento e não fazem ideia de quando deixaram a prisão. Jorge Mario Bergoglio, em discurso no local, pediu que a “dignidade humana” seja respeitada mesmo quando alguém comete um erro.

Palmasola é tão grande que possui até uma “vila” para parentes de prisioneiros, nos casos de crimes leves. Há mais de 5,5 mil detentos nas galerias, conhecidas por sua violência e por cobrar por benefícios dentro da prisão – como para celas maiores e segurança interna. Há dois anos, uma rebelião no presídio deixou 35 mortos – entre as vítimas estavam várias crianças.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.