Variedades

Cigarros digitais contém 10 vezes mais substâncias cancerígenas do que os cigarros normais, dizem especialistas

E-cigarros contêm 10 vezes o nível de agentes cancerígenos que tem o cigarro convencional. Especialistas em saúde no Japão descobriram altos níveis de substâncias químicas, incluindo formaldeído e acetaldeído, no vapor produzido por vários tipos de líquidos do cigarro digital. As últimas descobertas virá como um duro golpe para os partidários dos dispositivos eletrônicos, que tem anunciado o e-cigarro como mais seguros do que os cigarros comuns. As informações são do Daily Mail.

Os aparelhos, que estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo, sobretudo entre os jovens, funcionam por aquecimento de um líquido aromatizado, que muitas vezes contém nicotina em um vapor que é inalado, muito parecido com os cigarros tradicionais, mas sem a fumaça.

Pesquisadores encomendados pelo Ministério da Saúde do Japão encontraram substâncias cancerígenas, como o formaldeído e acetaldeído em seu vapor. O formaldeído – uma substância encontrada em materiais de construção e fluidos de embalsamamento – esteve presente em níveis muito mais elevados do que os agentes cancerígenos encontrados na fumaça dos cigarros normais, disse uma autoridade de saúde.

Partidários do e-cigarros dizem que os aparelhos são uma alternativa mais segura ao tabaco tradicional, cujo ramo de produtos químicos e gases tóxicos podem causar câncer, doenças cardíacas e derrames. Foto: Reprodução/Daily Mail
Partidários do e-cigarros dizem que os aparelhos são uma alternativa mais segura ao tabaco tradicional, cujo ramo de produtos químicos e gases tóxicos podem causar câncer, doenças cardíacas e derrames. Foto: Reprodução/Daily Mail

Acetaldeído, que ocorre naturalmente em pequenas quantidades, mas é usado principalmente em plantas industriais para produzir ácidos e outros produtos químicos, também foi encontrado em níveis mais elevados do que o normal no tabaco. Em uma marca de e-cigarro a equipe encontrou mais de 10 vezes o nível de substâncias cancerígenas contidas em um cigarro normal, disse o Dr. Naoki Kunugita, do Instituto Nacional de Saúde Pública, no Japão. Quando o fio que vaporiza o líquido fica superaquecido, maiores quantidades dessas substâncias nocivas parecem ser produzidas, acrescentou. 

Embora a venda deles sejam proibidos em lugares com os EUA, Europa e Brasil, eles podem ser comprados facilmente na internet. Em agosto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou aos governos para proibir a venda de e-cigarros a menores de idade, alertando que elas representam uma “ameaça séria” para bebês em gestação e jovens. Apesar de pesquisas insuficientes sobre os seus efeitos, a OMS disse que não havia provas suficientes “para advertir as crianças e adolescentes, mulheres grávidas e mulheres em idade reprodutiva” sobre o uso do cigarro digital. A OMS também disse que eles deveriam ser proibidos de espaços públicos fechados.

Partidários do e-cigarros dizem que os aparelhos são uma alternativa mais segura ao tabaco tradicional, cujo ramo de produtos químicos e gases tóxicos podem causar câncer, doenças cardíacas e derrames. Estes são conhecidos por estar entre as principais causas de morte em muitos países. As grandes empresas de tabaco estão abocanhando produtores de e-cigarros, com medo de perder um mercado global que vale cerca de US $ 3 bilhões.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.