Variedades

Cientistas descobrem molécula capaz de proteger o cérebro dos efeitos do álcool

Estudantes da Universidade Complutense de Madri fizeram uma descoberta que pode mudar os rumos das pesquisas sobre os efeitos do álcool em humanos. Em 2001 foi descoberto que a molécula OEA (oleoletanolamina) até então tinha relação apenas com o controle de apetite.

Agora, universitários descobriram que a mesma molécula pode proteger o cérebro de efeitos causados pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Em contato com a agência de notícias EFE na Espanha, a responsável pelos trabalhos de pesquisa, Laura Orio, explicou que os níveis elevados de álcool no sangue provocam danos ao cérebro e que a resposta comum do sistema imunológico não acontece normalmente.

Até agora os estudos não saíram dos testes em ratos, mas futuramente podem ajudar no desenvolvimento de tratamentos farmacológicos que podem diminuir os impactos do álcool quando ingerido de maneira abusiva. “Constatamos que este composto OEA tem propriedades anti-inflamatórias contra o dano cerebral“, afirmou Laura, cientista da UCM.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.