Variedades

Cientistas ‘criam’ um vírus que pode combater o câncer

A comunidade científica está fazendo grandes avanços quando se trata de encontrar uma cura para o câncer. Um dos relatórios mais recentes da Universidade de Zurique – na Suíça, revelou a modificação de um vírus comum, que poderia combater tumores sem a necessidade de quimioterapia.

Os cientistas escolheram o adenovírus para o desenvolvimento do tratamento, por se tratar de um vírus pouco agressivo e causador de doenças respiratórias.

A ideia central é que esse agente se infiltre no tumor e promova a liberação de anticorpos – como as citocinas – para que as próprias células cancerosas atuem contra o tumor.

Cientistas criam um vírus que pode combater o câncer adenovírus
Cientistas criam um vírus que pode combater o câncer

Dessa forma, o tumor se auto-elimina de dentro para fora e sem invadir órgãos ou tecidos saudáveis.

Esta última característica é muito importante para a área médica, pois as quimioterapias destroem as células de rápido crescimento, mesmo que sejam saudáveis ​​e não tenham relação com o câncer.

Isso se reflete nos efeitos colaterais que diminuem ainda mais a qualidade de vida dos pacientes, como náuseas, vômitos, fraqueza, emagrecimento, queda de cabelo, entre outros.

Como as células ciliadas crescem rapidamente, felizmente esse efeito é quase sempre temporário e existem medidas para reduzi-lo (como as tampas de resfriamento).

Outro tecido afetado pelas quimioterapias é a medula óssea, pois tende a diminuir a produção de hemácias.

Com isso, surgem complicações como anemia, sangramento por falta de plaquetas ou infecções por falta de leucócitos.

O sistema digestivo também sofre com quimioterapias, porque o revestimento do estômago é danificado, afetando principalmente a capacidade de absorver nutrientes dos alimentos.

As feridas também podem aparecer na boca, porque as células dessa área ficam ‘inflamadas’ e incomodam ao comer ou beber.

As próprias drogas quimioterápicas viajam livremente pela corrente sanguínea, de modo que entram em contato com todos os órgãos e tecidos. É por isso que é tão fácil afetar partes saudáveis.

Em contraponto, usando o vírus modificado, sua localização poderia ser controlada para retê-lo exclusivamente na área do tumor.

Este novo avanço no tratamento do câncer é chamado de SHREAD e foi a Dra. Sheena Smith, da Universidade de Zurique, que liderou seu desenvolvimento.

Além disso, experimentos em camundongos com câncer de mama produziram resultados incríveis: SHREAD produz mais anticorpos, em comparação com as injeções da droga diretamente no tumor.

SHREAD também pode combater a Covid-19

SHREAD também pode curar COVID-19

Cientistas da Universidade de Zurique dizem que o SHREAD não servirá apenas para o tratamento do câncer, mas também pode ser a chave para ajudar os pacientes infectados pela Covid-19.

Essa ideia surgiu porque vacinas como a Johnson & Johnson, AstraZeneca, CanSino ou Sputnik V possuem vetores do mesmo vírus que a SHEREAD: adenoviral.

SHREAD pode ser transformado em um medicamento em aerossol que ajuda os anticorpos COVID a irem diretamente para os pulmões.

Desta forma, os custos do tratamento seriam reduzidos e o acesso aos medicamentos aumentaria.

Os estudos são bastante promissores, mas, ao que parece, o SHREAD tem mais de um benefício para o ramo médico. Compartilhe nos comentários sua opinião sobre este maravilhoso avanço científico.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.