Variedades

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 5 de junho

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), o Setor de Vigilância Epidemiológica (SVE) e o Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), informa que o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a 17ª Campanha Nacional Contra a Influenza até o dia 5 de junho. O serviço continua sendo oferecido nas unidades de saúde do município das 8h às 16h.

A campanha Influenza é destinada aos grupos prioritários com, crianças menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; adultos com 60 anos ou mais; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Os dados mais atualizados do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis são desta quinta-feira (21) e aponta que Natal vacinou 60.517 pessoas, atingindo uma cobertura de 36,51%, sendo que o maior percentual foi o grupo de puérperas com 44,89%; seguidos de idosos com 33.633 pessoas, equivalente a 39,39%; gestantes com 3.227 imunizações, correspondendo a 36,36%; crianças com 17.648 vacinas, correspondente a 35,75%, e 5.353 trabalhadores de saúde vacinados, que significa a 25,90%.

A diretora do DVS, Juliana Araújo solicita aos grupos prioritários a comparecer a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, para se imunizar contra a gripe Influenza. “A gripe Influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país. Portando, prevenir por meio de vacinação é o único meio de evitar complicações respiratórias”, alerta, Juliana.

Desde o dia 4 de maio, a vacina está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. É importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação para receber a dose. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.