Variedades

Astrônomos encontram planeta com três sóis

(ANSA) – Astrônomos norte-americanos conseguiram encontrar, pela primeira vez, um planeta que gira em torno de três sóis. O astro recebeu o nome de HD 131399Ab é quatro vezes maior que Júpiter, do Sistema Solar.

Liderados por Kevin Wagner, da Universidade do Arizona, os astrônomos visualizaram o novo planeta graças ao Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile.

Analisando os dados coletados, os especialistas disseram acreditar que a órbita deste planeta seja instável, a qual pode causar até a expulsão do planeta do próprio sistema. No entanto, o fato do astro estar em um sistema de três sóis faz os cientistas reverem a ideia de que este fenômeno não seja assim tão raro.

De acordo com os cientistas, dependendo das condições e estações, é possível que haja três nascer e três pôr-do-sol.

Com temperatura de cerca de 580 graus e localizado a 320 anos-luz da Terra, estima-se que o HD 131399Ab tenha cerca de 16 milhões de anos, o que faz dele um dos planetas mais jovens descobertos fora do Sistema Solar.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.