Variedades

Astrônomos descobrem novo planeta com “órbita estranha”

Astrônomos da Universidade de Yale, EUA, descobriram, com a ajuda de “caçadores de planetas” um planeta cuja órbita carece de pontualidade. As informações são do Actualidad RT.

 Algumas pessoas “nunca estão no tempo certo”, e parece que alguns planetas têm o mesmo problema. O novo planeta, chamado PH3c possui baixa massa e densidade, e está a uma distância de 2.300 anos-luz da Terra. Sua atmosfera é composta principalmente de hidrogênio e hélio, dizem os cientistas. Em um primeiro momento, os astrônomos perderam o PH3c de vista devido a sua estranha maneira de orbitar. No entanto, os entusiastas do cosmos que monitoram o céu com seus próprios olhos, o descobriram depois de estudar cuidadosamente os dados da missão Kepler da NASA .

O PH3c se move em uma órbita original que é desigual e não responde a um horário fixo, e os astrônomos acreditam que isso é por causa da influência gravitacional de outros planetas. O ciclo orbital do PH3c muda após 10 horas aproximadamente10 órbitas.  Este ciclo orbital que segue um cronograma fixo impediu que os algoritmos de computador pudessem encontrar o planeta, no entanto os olhos humanos foram capazes de pegar o terceiro sinal de trânsito a partir do sistema do planeta. O trânsito ocorre quando os planetas cruzam na frente as suas estrelas, criando um sinal ou uma centelha de luz que pode ser notado.

A descoberta de Ph3C permitiu aos cientistas estudar dois outros planetas perto dele, que se cruzam na frente das estrelas. “A descoberta do planeta central é a chave para calcular a massa de outros dois planetas. Seu período orbital também muda um pouco, mas esses planetas chegam 10 minutos mais tarde”, disse o graduado de Yale. O novo planeta é duas vezes menor do que a Terra, mas sua massa é quatro vezes maior que a do nosso planeta.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.