Variedades

Abono do PIS é esquecido por 6,9 milhões de brasileiros desde 2010

O calendário de pagamento do PIS/Pasep ano-base 2015 foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (01), com pagamentos que começam neste mês e vão até junho de 2017. Cerca de 22 milhões de brasileiros têm direito ao abono salarial, porém, muitos deixam de retirá-lo por esquecimento ou desconhecimento do benefício no valor de um salário mínimo. De acordo com o Ministério do Trabalho, mais de 6,9 milhões de pagamentos do PIS deixaram de ser sacados entre 2010 e 2016, o que equivale a aproximadamente R$ 4,8 milhões.

Para evitar essa situação, recomenda-se aos beneficiários ficarem de olho no calendário, que libera os créditos de acordo com o mês de aniversário. O abono é concedido a quem recebeu até dois salários mínimos mensais e teve carteira assinada com atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2015. Para sacar o benefício, é necessário ter cadastro no Programa de Integração Social (PIS), ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), há pelo menos cinco anos e constar na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entregue pelo empregador ao Ministério do Trabalho.

A contadora da Rui Cadete Consultores, Rafaella Marinho, adiciona que neste calendário entram em vigor as novas regras do abono, de acordo com a Medida Provisória 665, aprovada pelo Congresso Nacional em 2015. “A partir de agora, o benefício passa a ser associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Ou seja, quem trabalhou apenas um mês em 2015 receberá 1/12 do salário mínimo, e não mais 100%, como determinava a regra vigente até junho deste ano”, explica.

Rafaella Marinho esclarece ainda que os empregados domésticos não têm direito ao PIS, assim como os trabalhadores urbanos ou rurais vinculados a empregador pessoa física. O dinheiro pode ser sacado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, mediante apresentação de um documento de identificação, ou com o Cartão do Cidadão.

O benefício é pago em períodos pré-determinados, conforme o calendário abaixo:

PIS

PIS 2

PASEP

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.