Variedades

6 pessoas são detidas por roubo de material radioativo no México

Seis pessoas foram internadas em um hospital na região central do México para os testes de radiação, são suspeitos do roubo de um caminhão contendo cobalto-60, material radioativo potencialmente mortal.

Dos homens detidos, com idades entre 16-38, apenas a 16 anos de idade mostrou sinais de exposição à radiação, mas ele estava bem de saúde. Os seis foram detidos quinta-feira apos investigação e levados para o Hospital Geral de Pachuca para testes.

O cobalto-60 roubado era de equipamentos obsoletos de radioterapia. A notícia desencadeou alerta em seis estados mexicanos e Cidade do México, assim como notificações internacionais para os EUA e da Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena. Autoridades alertaram que quem removeu o material radioativo com a mão, provavelmente foi contaminado e pode morrer em breve, de acordo com um relatório Sky News.

Foi levantada a preocupação de que o material poderia ter sido roubado para fazer uma bomba suja, um explosivo convencional que dissemina material radioativo. Mas as autoridades mexicanas disseram que os ladrões pareciam ter como alvo o caminhão de carga com uma plataforma móvel e guindaste, e provavelmente não sabia sobre a carga perigosa.

O material era do obsoleto equipamento de radioterapia de um hospital no norte da cidade de Tijuana e estava sendo transportado para instalação de resíduos nucleares no Estado do México, que faz fronteira com a Cidade do México.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.